Instituições e entidades serão beneficiadas com recursos de emendas para incrementar atendimento ao público

por Diretoria de Comunicação última modificação 18/01/2023 13h43
APAE, Aprendendo a Viver e causa animal estão entre as destinações previstas

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Uma forma de o Poder Público auxiliar o trabalho sério de entidades que fazem atividades de interesse público e de atendimento a grandes comunidades em Foz do Iguaçu é via emenda impositiva da Câmara de Foz. Uma instituição que vai receber reforço financeiro é a APAE. A emenda (208/2022), no valor de R$ 603.500,00, com objetivo de viabilizar contratação de profissionais de neuropsicopedagogia, fonoaudiologia e também manter profissionais que já estão no convênio do terceiro turno. Essa emenda é de autoria dos vereadores Adnan El Sayed (PSD), Alex Meyer (PP), Cabo Cassol (Podemos), Dr. Freitas (PSD), Edivaldo Alcântara (PTB), Galhardo (Republicanos), Jairo Cardoso (União), João Morales (União) Kalito (PSD), Ney Patrício (PSD), Valdir de Souza Maninho (PSC) e Yasmin Hachem (MDB).

Outra emenda coletiva (109/2022), dos vereadores João Morales (União), Adnan El Sayed (PSD), Dr.Freitas (PSD), Jairo Cardoso (União) e Ney Patrício (PSD) destinou 100 mil reais para contribuir na ampliação da cobertura da proteção básica do sistema único de assistência social, fortalecendo serviços assistenciais ofertados à população, especialmente o de fortalecimento de vínculo da região de Três Lagoas, por meio do projeto Aprendendo a Viver.

Causa animal e controle populacional de cães e gatos

A causa animal, que é uma demanda crescente no município, também será beneficiada. Uma emenda (72/2022), no valor de R$ 499.561,27, dos vereadores: Protetora Carol Dedonatti (PP) e Galhardo (Republicanos) deve incrementar o caixa da Associação de Proteção aos animais Amigo Peludo de Foz do Iguaçu, a APAA-FI. A proposta é que com a verba desenvolvam programação de castração de cães e gatos, aquisição de ração, aquisição de furgão para transporte de animais, equipamento leitor de microchip, aquisição de medicamentos, caixa de transporte, vacinas, tratamento médico veterinário, combustível e programa de educação.
Outra emenda (73/2022), dos mesmos vereadores, também para a Associação de Proteção aos animais Amigo Peludo de Foz do Iguaçu, mas com outra finalidade, destina R$ 434.561,27. Essa verba é relacionada mais diretamente à saúde pública, no que tange a causa animal.

A ideia é que sejam feitas ações junto à comunidade de baixa renda, destinando castração gratuita para felinos e caninhos, com microchipagem e ração de qualidade para os animais. Tudo isso auxiliaria na mitigação de doenças endêmicas como a Leishmaniose, que se manifesta principalmente em cães e a esporotricose em gatos, um auxilio no controle populacional desses bichos.