Isabel Senandes, fonoaudióloga do Município, é a nova cidadã honorária de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 11/11/2019 11h14

Fonoaudióloga do município e reconhecida pelo trabalho principalmente na área do aleitamento materno, Isabel Senandes Silva Machado foi congratulada na manhã desta sexta-feira, 08 de novembro, com título de cidadã honorária de Foz do Iguaçu, em atendimento ao Projeto de Decreto Legislativo 07/2019. A proponente da honraria foi a vereadora Inês Weizemann (PSD). O vereador João Miranda, 2º Vice-Presidente, conduziu a solenidade que contou com a participação do prefeito Chico Brasileiro (PSD), do vice-prefeito Nilton Bobato (MDB) e dos vereadores Elizeu Liberato (PL), Anice Gazzaoui (sem partido) e Edson Narizão (PTB).

A vereadora Inês Weizemann destacou a conduta de Isabel Senandes no serviço público. “O teu jeito de trabalhar na Prefeitura é com muito amor e carinho. Somos eternamente gratos pelo teu trabalho. Uma honra te homenagear, uma pessoa de trabalho exemplar. Preciso falar que esse momento foi solicitado pelas suas colegas de trabalho. Me senti lisonjeada de poder proporcionar esse momento a vocês”.

Inês afirmou ainda que “o Município se alegra pelo trabalho de uma pessoa tão especial. Quantas vidas foram salvas com o Programa Amamenta Brasil. Muitas crianças foram salvas”. Além de atender clinicamente nas unidades de saúde da AKLP e do Morumbi II, a fonoaudióloga também trabalhou na Rede Amamenta Brasil, incentivando o aleitamento materno.

Honraria merecida

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) falou sobre a entrega do título: “Quero em nome da prefeitura externar a importância de termos homenagem a um servidor público, principalmente quando é por merecimento, pelo serviço prestado, pela construção que se faz dentro do serviço público. Muitas vezes vários grupos tentam vender a ideia do servidor público com demérito, sei que a grande maioria age com mérito”.

Na opinião do prefeito Chico, “temos um caso concreto de uma servidora. Trabalhei com ela na unidade de saúde da AKLP. Ela é uma daquelas servidoras que faz mais do que está na sua missão, ela faz além de sua obrigação. Foi isso que todos nós que a conhecemos presenciamos. Todos os pacientes que foram tratados e acompanhados. Falo de um ponto específico desse trabalho dela na área de amamentação, a orientação às mães. Fazer algo mais de a sua missão é o olhar coletivo, ao próximo. É muito gratificante estar hoje aqui, falo como servidor público, como colega, de uma servidora pública exemplar, que fez e registrou algo transformador na saúde pública”.

“Foz é a cidade que aprendi a amar”

Após receber a honraria, Isabel Senandes se pronunciou: “É com imensa alegria que recebo esse importante título. Foz acolhe a todos, foi essa cidade que aprendi a amar e fiz meu lar. Cheguei aqui em 1997, segui desenvolvendo minhas atividades profissionais. A partir de 2001 comecei a atuar na rede pública municipal. No SUS, atuei sempre na linha de frente. UBS são portas de entrada do sistema de saúde para as pessoas”, observou.

A homenageada lembrou que os profissionais levam atendimento especializado a diversos locais da cidade. “O atendimento em Foz cresceu com a criação do CER IV. Vivi de perto a carência de grande parte da população, que depende, espera e confia em nosso trabalho. Aprendi muito com agentes comunitários de saúde. Peço aos membros da Câmara que apoiem o servidor público e também incentivem o aleitamento materno, que é ferramenta barata e mais eficaz contra mortalidade infantil. Divido com toda a equipe, esse título é nosso”, completou Isabel Senandes.