Já é lei: Novena e festa de Nossa Senhora Aparecida entram no calendário oficial do município

por Diretoria de Comunicação última modificação 06/10/2022 11h43

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Um projeto de lei (143/2022), de autoria do vereador Ney Patrício (PSD), inclui no calendário oficial de eventos de Foz a Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida. O projeto, aprovado na sessão da última quarta-feira (05/10), já foi sancionado pelo Executivo e agora é a Lei Municipal 5.167/2022.

O vereador Ney Patrício (PSD) defendeu a matéria na tribuna: “A importância do respeito às religiosidades. Esse projeto tem intenção de regularizar o que já acontece na vida religiosa, católica de Foz e que tem de certa forma cunho social, recreativo. Porque educa, sinaliza a criança e o adolescente a disciplina e segmento à religião e por outro lado também fomenta o turismo religioso”. O vereador Alex Meyer (PP) acrescentou: “Sou católico e devoto de Nossa Senhora. Estamos em um período de celebração intensa. Quero dizer o quanto isso é importante, porque deixa uma marca significativa, de respeito”.

A ideia de transformar em lei é fortalecer a devoção dos fieis da cidade e países vizinhos (Argentina e Paraguai); proporcionar o encontro de muitos devotos com a imagem de Nossa Senhora; realização de atividades de cunho social e recreativo com crianças e adolescentes e fomentar o turismo religioso, proporcionando desenvolvimento econômico, social e ambiental, visando melhoria da qualidade de vida da população local e regional, assim como a valorização do patrimônio cultural.

O vereador João Morales (União) contribuiu: “é de extrema importância a gente exaltar essa festa da padroeira do Brasil. Em Foz, é tradicional a festa, principalmente na região do Porto Meira e envolve todas as paróquias da cidade".