Legislativo aprova criação do Centro Municipal de Inovação

por Diretoria de Comunicação última modificação 15/03/2022 12h12
Legislativo aprova criação do Centro Municipal de Inovação

Foto: Christian Rizzi

Foz do Iguaçu avança no setor de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Isso porque a Câmara Municipal aprovou, na última segunda,14, projeto para criação do Centro Municipal de Inovação. O intuito é que seja um ambiente que concentre suporte de centro de pesquisas, investidores, empreendedorismo, turismo, instituições de fomento e inovação, que possam agir com foco no desenvolvimento econômico da cidade. A matéria foi aprovada em dois turnos e encaminhada para sanção do Prefeito Chico Brasileiro (PSD).

“Esse centro vai gerar recursos, emprego e renda para população, vai gerar formas para que esses talentos possam vender seu produto, sua ideia ou tecnologia. O centro também tem a finalidade de fazer difusão para o Brasil e para o mundo de produtos que esses pequenos empreendedores possam produzir”, enfatizou o presidente da Casa, vereador Ney Patrício (PSD).

Segundo o projeto, a ideia é que nesse espaço sejam disponibilizadas instalações físicas para realização de ações coordenadas para a promoção da inovação, por meio de governança, integração, qualificação, atração de investimentos e conexão empreendedora, reunindo startups, aceleradoras, incubadoras, empreendedores, empresas, sejam elas nascentes ou já consolidadas, instituições âncoras, universidades, centros de pesquisas, entre outros.

O município vai poder firmar parcerias, convênios, com órgãos municipais, estaduais, federais, com organismos internacionais, empresas de base tecnológica, instituições de fomento, investimento ou financiamento, universidades e demais organizações ligadas à ciência, tecnologia e inovação.

Os participantes dos programas ofertados pelo centro deverão ser escolhidos mediantes processos de seleção pública. Após a sanção do projeto, o Executivo terá 90 dias para regulamentar a lei.

registrado em: ,