Legislativo cobra medidas adotadas em Foz para proteção de áreas prevista no Plano Municipal de Mata Atlântica

por Diretoria de Comunicação última modificação 15/06/2022 12h28

Foz do Iguaçu conta com importantes remanescentes da mata atlântica do país. A cidade inclusive conta com um Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), política pública construída ao longo de 5 anos, com o trabalho de organizações ambientais, Unila e demais entidades. Em vista disso, na sessão desta quarta-feira, 15 de junho, a vereadora Yasmin Hachem (MDB), cobrou, via requerimento, quais medidas têm sido adotadas e exercidas para preservação das áreas de interesse, previstas no PMMA.

A vereadora Yasmin Hachem (MDB) se posicionou: “Hoje, o PMMA rege a atuação dos municípios para efetivar a política municipal de mata atlântica. O plano municipal de mata atlântica deve ser uma política viva. Temos no PMMA terras públicas com interesse para esse plano. Temos o Bosque dos Macacos, no Jardim Ipê, o colégio agrícola. Temos áreas para recuperação: mata ciliar, como: do Rio Almada, Rio Boicy. Há muitas áreas mapeadas nesse plano e não temos visto muitas ações feitas para cumprir isso”.

O vereador Edivaldo Alcântara (PTB) memorou: “Tivemos uma reunião a respeito do Bosque dos Macacos, acredito que as coisas darão certo e o PMMA será efetivado”. O vereador Kalito (PSD) ponderou: “Fico feliz com essa cobrança. A preocupação é que os planos sejam efetivados, sejam o norte. Quando falamos em meio ambiente, em plano municipal de mata atlântica ele precisa ser efetivado. Acredito que é função nossa, para chamar atenção do Executivo que temos esses planos que só precisam ser colocados em prática”.

Com a implementação do PMMA, Foz passou a integrar o rol dos municípios que avançam estrategicamente com intuito de ampliar oportunidades e potencializar proteção das áreas. Os locais mapeados são importantes, tanto para manutenção da biodiversidade, quanto para promoção de serviços ecossistêmicos e incremento da qualidade de vida no município.

Importa ressaltar que a cidade também conta com a Política Municipal de Educação Ambiental e o Sistema Municipal de Educação Ambiental de Foz do Iguaçu, criados a partir da lei municipal 4.954/2020. O requerimento foi aprovado pelo plenário e será encaminhado para as autoridades competentes.