Legislativo de Foz emite nota de pesar pelo falecimento do pioneiro Irineu Basso

por Diretoria de Comunicação última modificação 17/04/2020 18h16
O empresário, de família tradicional da cidade, faleceu nesta sexta-feira (17)

Foto: Zanella/Projeto Memória das Cataratas

Com pesar, o Poder Legislativo de Foz do Iguaçu recebeu a notícia do falecimento do pioneiro Irineu Basso, de 78 anos. O óbito ocorreu nesta sexta-feira (17), por falência múltipla de órgãos, sendo o velório anunciado para ocorrer a partir das 19h30 na Loja Maçônica Manoel Ribas, na rua Padre Montoya, no centro. Nascido em Foz do Iguaçu em 22 de julho de 1941, Irineu era filho de Pedro Basso, comerciante pioneiro que chegou à cidade em 1934 e foi fundador da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu e do Sindicato Rural.

Irineu era irmão de Victório Basso (também falecido) que foi vereador de 1964 a 1967 sendo presidente da Câmara Municipal por três anos. Viúvo de Dona Iolanda Basso, que morreu em 2012, Irineu deixa quatro filhos: Ligia, Rosan, Rogério e Júnior. O pai de Irineu inicialmente era dono de uma pensão que abrigava principalmente turistas argentinos e depois abriu uma loja de armarinhos e em 1951 inaugurou o primeiro cinema de Foz do Iguaçu.
“Externo, em nome do Legislativo, o profundo sentimento de perda de uma personalidade ilustre, de muitos e muitos amigos e que tanto fez pelo bem das pessoas e pela cidade. Nossas condolências à família”, afirmou o presidente da Câmara, Beni Rodrigues. A vereadora Nanci Rafagnin Andreola, vice-presidente da Câmara e também de família tradicional da cidade, lamentou a morte do amigo. “É uma grande perda para nossa cidade. Amigo de nossa família toda. Ser sempre alegre, muito feliz e de bem com a vida”, lembrou.

“O falecimento do Irineu Basso é uma perda para todos nós. Um pioneiro do nosso Município, que corajosamente ajudou a desbravar essa cidade. Nessa terra ele sonhou e realizou os seus planos. Portanto fica o nosso respeito e sentimento de agradecimento. Meus sinceros sentimentos à toda família e que ele descanse em paz”, homenageou o vereador Jeferson Brayner.

O segundo vice-presidente da Câmara, vereador João Miranda, também se manifestou: “Nossas condolências à família Basso. O Sr Irineu trabalhou muito, lutou e deixou o seu legado. Homem de bom coração, amigo e fraterno. Que Deus conforte os familiares”.

O secretário da mesa diretora, vereador Elizeu Liberato, lamentou a perda. “Irineu Basso, um pioneiro de Foz do Iguaçu, que muito contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade. Que Deus possa confortar os corações dos familiares e amigos nesse momento tão difícil pela perda de um ente querido”, declarou.