Legislativo debateu amplamente retomada do turismo de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 11/11/2021 14h38

A retomada do turismo, carro-chefe da economia de Foz e atividade intensamente afetada pela pandemia do novo coronavírus, foi discutida na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro, na Câmara Municipal. A audiência pública, proposta pela vereadora Anice Gazzaoui (PL), reuniu membros do trade e representantes do Executivo.

Participaram do debate os vereadores: Yasmin Hachem (MDB), Kalito Stoeckl (PSD), Dr. Freitas (PSD), Cabo Cassol (Podemos) e Galhardo (Republicanos). Também se fizeram presentes: Paulo Angeli, secretário de Turismo; Felipe Gonzalez, presidente do Codefoz; Aline Teigão, da Itaipu Binacional; delegado Francisco Sampaio, vice-prefeito; Alexandre Barbosa, da Fundação Cultural; Yuri Benitez, presidente do Comtur e preposto do general Garrido (PTI); Vitalino Capeleto, diretor-presidente da Coottrafoz; Carlos Alberto Silva, presidente da Ligui; Luiz Carlos, do STTHFI; Virgínia Hauptman; Jelyton Santos, operador turístico e guia de turismo associado à Liguia.

“Sabemos o quanto somos procurados. A Itaipu também tem feito um belo trabalho. Teremos um natal diferenciado. Agora é o momento de discutirmos a retomada do turismo. Uma bandeira que tenho levantado desde o início do meu mandato é o turismo. Todas as pautas discutidas aqui serão encaminhadas ao Comtur”, pontuou Anice Gazzaoui.

“Queremos aprender com vocês o que se faz melhor no turismo, no desenvolvimento, isso de fato é importante”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores de Londrina (PR), Jairo Tamura (PL). Alexandre Barbosa, diretor de Projetos e Captação de Recursos da Fundação Cultural, afirmou: “Enquanto fundação teremos o maior natal de todos os tempos. Temos um conceito de natal que foi criado por várias entidades envolvidas. Quando falamos em teatro, é algo muito importante que nossa cidade carece. Foz poderia receber Cirque du Soleil, grandes companhias. Hoje não recebe porque não temos teatro”.

Secretaria de Segurança

“Haverá o agrupamento de apoio a turismo e eventos. Guardas municipais e técnicos em turismo estarão nos eventos para que juntos com o grupamento da PM possamos levar aos turistas a sensação de segurança”, disse o secretário da pasta, Reginaldo Silva.

Canal de Comunicação com autoridades aduaneiras da Argentina e do Brasil

Carlos Alberto, presidente da Liguia, enfatizou: “Como guia, acho que nossa única solicitação hoje é para que o Comtur, Secretaria de Assuntos Internacionais, nos ajudem a resolver os problemas que teremos quando os estrangeiros puderem voltar ao Brasil. Isso porque teremos muitas excursões. O que precisamos na retomada é termos um canal direto de comunicação com autoridades aduaneiras da Argentina e Brasil”.

Necessidade de revisão de lei

Virginia Hauptman, guia de turismo, assinalou: “Para nós, guias, a nossa importância no trade é muito clara. Sabemos que turismo é como uma máquina. Para que o turista chegue existe o trabalho que é como engrenagem. Há uma lei que discorre sobre as funções dos guias na cidade e obrigatoriedade de excursões estarem acompanhadas de guia local. A Lei 3405 foi escrita em 2007 e já se encontra defasada para o ano que estamos. É um setor da economia muito dinâmico. Essa lei é generalista, mas precisamos trazê-la para realidade mais local. Precisamos lidar com os trâmites aduaneiros. Precisamos que a lei seja trazida para essa realidade”.

Comtur fala da retomada do turismo

Yuri Benitez, presidente do Comtur, fez uma explanação sobre as ações realizadas, como “apoio aos empresários, Foz Juro Zero, criação do Acelera Foz, capacitação de guias, criação de selo de responsabilidade e selo de ambiente protegido, inclusão de Foz nos destinos turísticos inteligentes. Ele pontuou também os desafios urgentes, como reabertura para mercado internacional, parcerias para atração de novos voos, intensificação da segurança pública”.

Itaipu Binacional

Aline Teigão, da Itaipu, destacou: “Fomos chamados a pensar em maneira de auxiliar os guias. Tivemos de criar um mecanismo e nasceu o Capacita Guias: foram 150 profissionais que receberam uma bolsa de estudos, depois estendemos para mais 75 guias. E criamos depois uma plataforma permanente, criamos o Capacita Foz, isso faz diferença para as pessoas, para a cidade. Criamos também outra alternativa de turismo, o turismo histórico. Entendemos que as pessoas precisam conhecer a história”.

Secretaria de Turismo

O secretário de Turismo, Paulo Angeli, destacou as atividades do turismo em Foz e o intenso trabalho para a retomada, citou o natal, as atividades desempenhadas pela secretaria e também a transformação do município como destino Halal. “Estamos agora muito fortes também em transformar a nossa cidade em destino Halal, é um respeito e reconhecimento à diversidade religiosa. Estou motivado e tenho certeza que daqui para frente teremos notícias boas do turismo”.

Codefoz e Visit Iguaçu

Felipe Gonzalez, presidente do Codefoz e integrante do Visit Iguaçu, disse: “Quero participar ativamente na restruturação de uma lei que venha atender o segmento. Essa retomada é fundamental, que é a vida das empresas, dos trabalhadores. Neste recomeço vamos olhar com um pouco mais de atenção ao nosso festival, nossa maratona”.

Tribuna Livre

“Podemos perder uma grande oportunidade, propomos um novo parque nacional em território paraguaio”, expôs Nilso Rafagnin.
“Precisamos ter teatro municipal, de tirarmos o Beira Foz do papel e sairmos da cidade que tem pontos turísticos, para turística”, discorreu Luciano Lima.

Apoio a outros meios de turismo

“As pessoas não sabem de outros atrativos que a cidade tem. É importante que o poder público viabilize os atrativos pequenos para que as pessoas conheçam. Itaipu e poder público possam viabilizar a participação de pequenas empresas nos locais para divulgação”, apontou André Alliana, dono de empresa de Ecoturismo.

Clique aqui para mais fotos