Legislativo entrega Prêmio Mulher Destaque em sessão solene nesta terça (08)

por Diretoria de Comunicação última modificação 05/03/2022 12h54

No Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima terça-feira, 08 de março, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realiza, às 09h, sessão solene de entrega do Prêmio Mulher Destaque. Na oportunidade, serão congratuladas 14 mulheres, indicadas pelos parlamentares. O evento acontece em atendimento à Lei Municipal nº 4.189, de 18 de fevereiro de 2014. A solenidade será conduzida pelo Presidente do Legislativo, vereador Ney Patrício (PSD) e a vereadora Anice Gazzaoui (PL), autora da lei, falará em nome dos demais vereadores.

O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, plenário online (site do Legislativo) e redes sociais da Câmara de Foz.

Veja quem são as homenageadas:

-Hoda Gebaei, homenageada pelo vereador Adnan El Sayed (PSD) – Hoda é ativista das causas humanitárias em Foz. Ela atua na Associação Senhora Fátima, instituição que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.

- Janaina Clara Nazario, homenageada pelo vereador Alex Meyer (PP) – Diretora do CEI Mamãe Carolina, ela faz parte da congregação Irmãs Beneditinas da Divina Providência desde 1977. Janaina também já foi missionária na Índia.

- Helena Cristina Alves Bragagnolo, homenageada pela vereadora Anice Gazzaoui (PL) – Desde 2018 Helena é idealizadora e coordenadora do projeto social Café Onco Foz, responsável por oferecer apoio emocional e alimentos ao setor de oncologia dos hospitais do município.

- Terezinha Zagotta Machado Pinezi, homenageada pelo vereador Cabo Cassol (Podemos)- Desde 2006 ela é Presidente da Associação dos Diabéticos de Foz, a Adifi, luta que começou desde quando descobriu que seu filho mais novo era diabético.

- Abilene Rodrigues, homenageada pelo vereador Dr. Freitas (PSD) – Ela é jornalista, já foi repórter da Gazeta do Iguaçu, criou a Revista Sobre Rodas e já prestou serviços para a Itaipu, onde acompanhou a implementação de programas sociais. Em 2019, ela passou a trabalhar com assuntos voltados ao desenvolvimento humano, em prol de famílias e das mulheres.

Ana Luzia Cardoso Passos, homenageada pelo vereador Galhardo (Republicanos) – Ela é empresária e realiza desde os anos 90 um trabalho social, auxiliando pessoas em situação de pobreza ou dificuldade, com olhar atento às dificuldades do outro.

Maria da Penha Souza Duarte, homenageada pelo vereador Jairo Cardoso (DEM) – Maria descobriu um câncer de mama em 2010 e em 2012 quando venceu a doença, e começou a evangelizar crianças. Passou a ser voluntária na Comunidade dos pequenos trabalhadores (CDPT), onde presta assistência religiosa e trabalha com a inclusão de crianças e adolescentes na sociedade.

Dulce Wernke Zinn, homenageada pelo vereador João Morales (DEM). Dulce é professora, atuou nas redes municipal e estadual por 37 anos. Foi fundadora e atualmente é presidente do projeto Aprendendo a Viver, que atende 180 crianças, adolescentes, adultos e idosos, na região de três Lagoas.

Giovanna Salvatti Rafagnin, homenageada pelo vereador Ney Patrício (PSD). Giovanna, conhecida como anfitriã de Foz, faz um trabalho de comunicação, promovendo o turismo, cultura e gastronomia da cidade. Por meio dele, ela dá visibilidade a pequenos prestadores de serviço da região e incentiva moradores locais a viverem a cidade.

Viviane Mertig, homenageada pelo vereador Kalito (PSD). Ela é liderança entre os coletores de materiais reciclados e fundadora da Cooperativa dos Agentes Ambientais (Coaafi). Viviane também integrou o Movimento Nacional e a Rede Latino Americana Catadores e está presente no Guia de Implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos Municípios Brasileiros.

Patrícia Liliana Iunovich, homenageada pelo vereador Valdir de Souza Maninho (PSC). Ela é jornalista, atua na profissão há 30 anos. Trabalhou em rádio, TV, impresso, setor público, foi professora universitária do curso de jornalismo da UDC e recentemente estava na superintendência de comunicação da Itaipu Binacional. Atualmente é superintendente de Turismo da Usina.

Amanda Caroline Camargo, homenageada pela vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP). Amanda iniciou o projeto Natal Solidário em 2017. Como gerente da empresa Camis, ela e voluntários atenderam cerca de 1.500 crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica, levando alimentos a quem mais precisa.

Roseli Barquez, homenageada pelo vereador Rogério Quadros (PTB). Roseli é servidora há 32 anos, ela integra a equipe de educação ambiental, da secretaria municipal de meio ambiente. Ela é co-autora de três livros sobre o tema e participou da elaboração dos documentos que integram a política municipal de meio ambiente.

Mary Sandra Acosta, homenageada pela vereadora Yasmin Hachem (MDB). Mary mora em Foz há 25 anos e atualmente trabalha em sua borracharia. Ela está sempre disposta a ajudar o próximo e inclusive já saiu de sua própria casa para abrigar família desalojada.

registrado em: