Legislativo Iguaçuense envia carta de agradecimento ao governo de Xiamen pela doação de 10 mil máscaras N95

por Diretoria de Comunicação última modificação 10/07/2020 15h22
Foz do Iguaçu e Xiamen, na China, são cidades co-irmãs desde 2013, o que resulta em cooperação mútua em diversas áreas

Crédito foto: Governo de Xiamen

O Legislativo Iguaçuense enviou uma carta de agradecimento ao governo da cidade chinesa de Xiamen, em razão da doação de 10 mil máscaras do modelo N95 para o município de Foz do Iguaçu (Brasil). Os equipamentos são de extrema importância, uma vez que serão utilizados para proteção individual dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. O valor da mercadoria chega a R$ 250 mil. Foz do Iguaçu e Xiamen são cidades co-irmãs desde 2013. A doação foi resultado também do diálogo entre a Diretoria de Assuntos Internacionais, da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e a cidade chinesa. A cooperação internacional é extremamente importante, ainda mais em um momento tão difícil do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A China é o principal parceiro comercial do Brasil e os países já contam com 45 anos de relações diplomáticas.

Com a Lei Municipal 4.130/2013, aprovada pelo Legislativo, Foz do Iguaçu pode firmar o acordo de irmanação entre as duas cidades, viabilizando intercâmbio cultural, turístico, econômico e social. Em 2017, o Legislativo recebeu uma comitiva da cidade de Xiamen. A carta da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu foi assinada pelo Presidente da Casa, Beni Rodrigues (PTB), e endereçada ao Prefeito Governo Popular Municipal de Xiamen, Zhuang Jiahan. No documento, foi reconhecida a importância da cooperação bilaterial e da aliança estratégica para o fortalecimento dos povos e crescimento das respectivas economias e culturas, de forma a trazer benefícios aos dois municípios e a ambos os povos.

Segundo reportagem da EBC em novembro de 2019, quando ocorreu a 11 Reunião da Cúpula dos BRICS, em Brasília, a parceria estratégica entre Brasil e China fez com que em 2018 o fluxo de comércio entre os dois países chegasse a US$ 98,9 bilhões. Os dois países trabalham com a parceria principalmente nas áreas agroindustriais, energia, infraestrutura e também indústria aeroespacial. E, buscam extensão das relações na área de ciência e tecnologia. A China também é um dos principais responsáveis por investimento estrangeiro direto no Brasil.