Legislativo intensifica fiscalização do controle de zoonoses em Foz
A Câmara de Foz busca informações do Prefeito Municipal sobre as ações municipais de controle de zoonoses, vistoria da população de roedores e mosquitos, e também de cães e gatos em situação de rua. O Requerimento n° 127/2026, de autoria do vereador Sidnei Prestes (Mobiliza), pede um relatório das ações de combate do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) no último ano, para a elaboração de novas Leis que auxiliem no controle de zoonoses de Foz. O questionamento aguarda o prazo legal de resposta do prefeito.
O vereador explica que a falta de fiscalização das zoonoses é um risco direto à saúde pública: “A gente tem ouvido da população sobre cães e gatos em situação de risco, problemas com roedores e mosquitos. E estamos preocupados com isso, uma vez que há escorpião invadindo as casas das pessoas”. O parlamentar ainda explicou a necessidade do questionamento: “Queremos saber quais as ações, parcerias, convênios e os gastos feitos pelo Executivo no ano passado, para que possamos pensar em novas leis em relação ao controle de zoonose”, complementou Sidnei.
O Requerimento, também busca informações sobre a quantidade de atendimentos feitos pelo CCZ, além do controle de combate a roedores, insetos e mosquitos, como dengue, zika e chikungunya. Dados sobre o controle populacional de animais, como cães e gatos em situação de rua, também foram requisitados. O parlamentar finaliza esclarecendo que as políticas preventivas reduzem custos hospitalares, melhoram a qualidade de vida e evitam epidemias.