Legislativo pede atitude do Ministério das Relações Exteriores na situação dos caminhoneiros brasileiros na Ponte da Amizade

por Diretoria de Comunicação última modificação 21/07/2020 10h28
Requerimento cita que muitos desses trabalhadores estão sem local para necessidades fisiológicas, sem comida e alguns já foram vítimas de furto

A situação dos caminhoneiros brasileiros aguardando liberação, na região da Ponte da Amizade, para entrar no Brasil foi motivo de discussão na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu na sessão desta quinta-feira, 16 de julho. O que culminou no requerimento foram denúncias desses trabalhadores a respeito das condições em que se encontram.

Um requerimento, de autoria dos vereadores Anice Gazzaoui (PL), João Miranda (PSD) e Rudinei de Moura (Patriota), solicita informações do Ministério das Relações Exteriores informações sobre as medidas adotadas pelo Consulado Geral do Brasil em Ciudad del Este, no Paraguai, com relação aos caminhoneiros brasileiros que se encontram impossibilitados de retornar ao Brasil. Segundo o requerimento, tem havido denúncias de caminhoneiros que estão há dias sem local para suas necessidades fisiológicas, enfrentando também situações de falta de segurança em que muitos já foram vítimas de furto e outros estão sem comida. Já houve relatos, inclusive, de que os caminhoneiros estariam parados em uma fila de 15km.

Tratativas para reabertura da Ponta da Amizade

Também sobre a relação bilateral Brasil/Paraguai outro requerimento 281/2020, de autoria da vereadora Anice Gazzaoui (PL), solicita do Ministro das Relações Exteriores, informações sobre as tratativas com o Governo do Paraguai para a reabertura da Ponte Internacional da Amizade, indicando se há previsão para a reabertura total. O requerimento justifica as dificuldades e prejuízos impostos aos munícipes iguaçuenses pelo fechamento da Ponte Internacional da Amizade. Além disso, foi abordado que o impacto no turismo de Foz do Iguaçu também é grande, uma vez que as cidades de fronteira dependem uma das outras.

Acessibilidade

O requerimento 276/2020, de autoria do vereador Jeferson Brayner (PSD), solicita ao Prefeito informações sobre implantação de identificação nas portas dos gabinetes e salas de repartições públicas da linguagem em “braile” para acessibilidade aos deficientes visuais no Município de forma que essas pessoas possam ter acesso à informação quando precisam ir a esses locais públicos.

Pessoas em situação de rua

Um requerimento (272/2020), de autoria da vereadora Inês Weizeamnn (PL), solicita ao Prefeito informações sobre quais as políticas públicas de assistência social e medidas adotadas em relação aos moradores de rua, andarilhos e dependentes químicos durante o período da pandemia do Coronavírus.

A proposição ressalta que existem pessoas em situação de rua que estão no grupo de risco do novo coronavírus – idosos, gestantes, doentes crônicos (com diabetes, tuberculose, doenças renais e respiratórias e HIV) e de que era preciso acolhimento para que essas pudessem se cuidar e ter condição de higienização.