Legislativo prestigia lançamento do curso de prevenção e combate à violência contra mulher

por Redação/CMFI última modificação 28/08/2025 13h50
O curso segue o Protocolo “Não é Não”, instituído por Lei Federal e fortalecida por Lei Municipal
Legislativo prestigia lançamento do curso de prevenção e combate à violência contra mulher

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

O Legislativo de Foz prestigiou o lançamento do curso online de prevenção e combate à violência contra mulher. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (28), no auditório do Centro Universitário Descomplica Uniamérica. O curso foi desenvolvido em conjunto com o Executivo e a Descomplica Uniamérica para apoiar o Protocolo “Não é Não”, instituído pela Lei Federal n°14.786/2023 e fortalecido pela Lei Municipal n°5.423/2024. A iniciativa visa certificar estabelecimentos como “Seguros para Mulheres”.

O lançamento contou com a presença do presidente da Casa de Leis, Paulo Debrito (PL), que falou da importância da iniciativa. “A Câmara de Vereadores vai ficar muito feliz com essa ferramenta que vai auxiliar no combate à violência contra as mulheres”. A vereadora Valentina (PT) também destacou: “A Câmara está cada vez mais empenhada, assim como a procuradoria da mulher, em pensar em políticas públicas, em mecanismos que salvam a vida das mulheres. Este curso não é somente para as mulheres, convidamos também os homens para pensar o combate à violência contra a mulher”.

“Quando buscamos a prevenção e o combate à violência contra a mulher, seja por meio do curso on-line que produzimos ou de ações de conscientização, sabemos que estamos salvando vidas”, destacou a secretária municipal da mulher, Scheila Melo.

O curso é gratuito e está disponível para funcionários de bares, restaurantes, baladas, eventos e outros locais de Foz do Iguaçu que tenham grande circulação de pessoas e vendas de bebidas alcoólicas. A metodologia de ensino será ativa, com exemplos práticos para facilitar sua compreensão e estudos. A inscrição pode ser feita no site da Descomplica Uniamérica. Link: https://rd.uniamerica.br/protocolo-nao-e-nao

O Selo “Estabelecimento Seguro para Mulheres” é disponibilizado pela Secretaria Municipal da Mulher, quando, pelo menos, quatro colaboradores da empresa efetivem a conclusão do curso. Essa certificação demonstra compromisso com a sociedade, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres.