Major da PM, Marcos Aparecido de Souza, é o mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 25/06/2019 10h08

Com plenário lotado de autoridades, amigos, familiares, companheiros da PM e alunos do Colégio Militar, o Major Marcos Aparecido de Souza foi congratulado na manhã desta quarta-feira (19/junho/2019) com o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, outorgado pelo Poder Legislativo.  O projeto de decreto legislativo é de iniciativa do vereador João Miranda (PSD). Atualmente, o Major Marcos comanda o Colégio Militar de Foz do Iguaçu, antigo Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.

A sessão solene foi conduzida pelo Presidente da Câmara, vereador Beni Rodrigues (PSB) e prestigiada por diversos vereadores como Marcio Rosa (PSD), Inês Weizemann (PSD), Celino Fertrin (PDT), Edson Narizão (PTB), João Miranda (PSD), Rosane Bonho (PP), Anderson Andrade (PSC), Elizeu Liberato (PR), Marcelinho Moura (Podemos), Rogério Quadros (PTB) e Nanci Rafagnin Andreola (PDT). Também se fizeram presentes o Major Schinda, do Corpo de Bombeiros; Tenente-coronel Marcelo Feliciano, do 34° BIMEC; Luiz Copari, Cônsul do Paraguay; e Tenente-Coronel Jahnke, representando o Poder Executivo de Foz do Iguaçu.

Diversos amigos e familiares do homenageado abordaram a trajetória de sucesso do Major em um vídeo que foi exibido durante a solenidade. A história de vida do homenageado foi abrilhantada com canções da Banda do 34º BIMEC e a atuação como policial exaltada nos pronunciamentos durante a sessão solene.

“Personalidade de mais alto gabarito”

O vereador João Miranda, proponente da honraria, foi à tribuna externar os motivos pelos quais escolheu o Major Marcos Aparecido para ser o mais novo cidadão honorário do município. “Sinto-me extremamente honrado em ter sido autor do Decreto Legislativo n° 02/2019. Esse reconhecimento faz parte também da história do 14° Batalhão da Polícia Militar. Para mim, é motivo de muito orgulho homenagear uma personalidade de mais alto gabarito, que exerce com maestria o julgamento feito”, declarou João Miranda.

Representando o Poder Executivo, o Tenente-Coronel Jahnke, expressou a alegria. “Venho aqui em nome do prefeito Chico Brasileiro e de toda a administração do município parabenizar a todos os vereadores que tiveram imensa sensibilidade em conceder esse título ao Major Marcos. Esse reconhecimento com certeza fez honra a receber este título. Uma vida dedicada à segurança pública não é fácil. Você sempre honrou com todas as funções para as quais foi designado. Todas as pessoas que aqui estão aqui vieram pelo nobre motivo: receber o título de cidadão honorário de nossa amada Foz do Iguaçu”, afirmou Jahnke.

Agradecimentos

Quem leu o pergaminho foi a 1ª Secretária da Câmara, vereadora Rosane Bonho e a entrega do título foi realizada pelo presidente Beni Rodrigues e João Miranda, autor. O homenageado agradeceu o reconhecimento. “Jamais imaginaria que poderia receber uma das maiores honrarias do município. Diante de uma plateia de pessoas tão importantes, amigos queridos, vejo que qualquer um dos senhores poderia estar aqui no meu lugar. Eu apostaria a ficha em outras pessoas, mas não em mim. Agradeço pelos acertos que tive e também pelos erros, que me deram a oportunidade de corrigir a conduta e me deixaram mais forte”, revelou.

Major Marcos agradeceu também aos familiares, amigos, professores, instituição Polícia Militar e contou a história sobre como chegou à sua formação. “Fico muito feliz em ter tido ótimos professores, porque se sou bom profissional devo a eles”, enfatizou. Ao finalizar a solenidade, o artista Guto de Souza interpretou uma música escolhida pela esposa do homenageado.

História e formação

Major Marcos Aparecido de Souza, é natural de Corumbataí – PR. Casado e pai de dois filhos, ingressou na Polícia Militar do Paraná como soldado em 1992. Dentre as várias qualificações profissionais, ele é Bacharel em Direito e pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Gestão Estratégica e Direito Militar e Mestrado em Políticas Públicas. Dedicou boa parte da vida a atividades voltadas à Polícia Militar, além de ser professor universitário da disciplina de criminologia do Curso de Direito da UNIFOZ.

Mais fotos em "Fotos do dia": https://www.fozdoiguacu.pr.leg.br/institucional/fotos/fotos-do-dia/fotos-do-dia

Veja mais detalhes na reportagem da TV Câmara: