Médico Arnaldo Cortez Junior recebe Moção de Aplauso na Câmara

por Diretoria de Comunicação última modificação 01/11/2018 13h42
O médico atua há mais de 30 anos no tratamento a pacientes com câncer em Foz do Iguaçu

Os mais de 30 anos de serviços prestados ao município de Foz do Iguaçu por meio do tratamento oferecido aos pacientes com câncer pelo médico Arnaldo Pereira Cortez Junior, foram reconhecidos pela Câmara Municipal por meio de uma Moção de Aplauso entregue nesta quinta-feira (01). A homenagem foi proposta pelo Vereador Tenente-Coronel Jahnke. A cerimônia reuniu familiares, colegas de trabalho e pacientes que foram atendidos pelo médico que atuou em diversos projetos voltados ao tratamento na área de oncologia.

“Esta Casa de Leis tem a honra de prestar uma singela, mas justa e merecida homenagem ao Doutor Arnaldo. O senhor sempre buscou salvar vidas, amparar famílias e fazer o melhor que todo o seu conhecimento profissional pudesse fazer. É impossível sintetizar todo o trabalho realizado pelo senhor. A estimativa é que mais de 10 mil pacientes puderam ser atendidos pelo Doutor Arnaldo. Mais de 10 mil pessoas que receberam o tratamento em uma área tão sensível como a oncologia”, destacou em seu discurso na Tribuna, o proponente da moção, Tenente-coronel Jahnke.

Biografia

Dr. Arnaldo Pereira Cortez Junior, nasceu em São Paulo, porém, há 30 anos mudou para o Paraná e escolheu Foz do Iguaçu como seu local de residência definitiva. Dr. Arnaldo formou-se em Medicina na cidade de Santos, no Estado de São Paulo, fez residência de Cirurgia no Hospital dos Servidores na capital, a seguir fez formação em Cancerologia em Buenos Aires, na Argentina. Atuou no Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), um dos maiores Serviços de Oncologia da América Latina, e teve, ainda, formação em Administração Hospitalar, atuando em gestão de Hospitais na Capital de São Paulo.

Por longos anos esteve juntamente com a equipe médica da Santa Casa Monsenhor Guilherme na área de oncologia, tanto nas cirurgias oncológicas quanto em quimioterapias. Dr. Arnaldo foi um dos Diretores Clínicos da Santa Casa, sendo um dos raros médicos que recebeu formação ampla na Especialidade Oncológica. Porém, sua área de preferência e de especialidade é a mastologia, com ênfase em doenças oncológicas.

Durante o agradecimento, Doutor Arnaldo ressaltou sua alegria em receber a homenagem e relembrou o início de seu trabalho no município. “Estou muito emocionado por tudo isso que eu recebi hoje. Jamais esperei algo assim. Essa homenagem me resgata muita coisa que vivi. Me traz na lembrança o início de tudo e como eu fui recebido aqui. Não existia tratamento oncológico no município e muitos duvidavam que a cidade poderia se tornar referência”, afirmou.

Disse ainda que desde o início do trabalho, “todos os secretários da Saúde que passaram foram grandes parceiros. Conseguimos mamógrafos e vários outros equipamentos. Chegamos aos 60 mil prontuários. Tudo isso contribuiu para o serviço de oncologia que temos hoje no Hospital Costa Cavalcante. Hoje eu continuo operando. Só vou parar quando não tiver mais saúde para isso. Afinal, eu gosto muito do que eu faço. ”, finalizou o homenageado.

Clique aqui para mais fotos