Mesmo com tempo chuvoso, vereadores realizaram sessão itinerante no Morumbi

por Elaine Macena última modificação 16/02/2024 13h53
População apresentou ideias, elogios, críticas e reivindicações
Mesmo com tempo chuvoso, vereadores realizaram sessão itinerante no Morumbi

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

O tempo chuvoso não impediu que moradores do Morumbi apresentassem as reivindicações, ideias, críticas e sugestões aos vereadores durante sessão itinerante realizada no bairro, na noite de quinta-feira. O público participou ativamente dos trabalhos com o plenário da Câmara montado no salão da Paróquia São Francisco de Assis, na Avenida Mário Filho. O presidente João Morales (União Brasil) conduziu a sessão oficial e ao final abriu espaço para participação da comunidade.

"É um dever estar próximo da população que comparece, participa, opina e nos traz as demandas. A sessão itinerante é uma oportunidade e a forma que encontramos para os vereadores estarem mais perto das comunidades.  Aqui fazemos a democracia acontecer, dando voz à população e também fazendo com que o Poder Legislativo vá ao encontro dos moradores com todas essas demandas", afirmou João Morales.

O vereador Edivaldo Alcântara, um dos representantes da região, expressou satisfação com a participação da comunidade. "Hoje foi um dia muito importante, muito feliz para mim, a qual a comunidade participou da sessão itinerante, trouxe as suas reivindicações, as quais nós estaremos levando ao Executivo e buscando as melhorias", destacou Edivaldo.

Da mesma forma, o vereador Marcio Rosa, também representante dos bairros da área Leste, enfatizou o papel dos vereadores em ouvir e atender às demandas da população. "Estamos aqui. Viemos até o povo, até as comunidades para ouvir as demandas, necessidades e cobrar da prefeitura e dar a resposta. Esse é o nosso papel, estamos a serviço da população", disse Marcio Rosa.

Comunidade participou com sugestões e reivindicações

Diversos assuntos de interesse público foram abordados pela população destacando-se questões relacionadas à saúde pública, educação, transporte, infraestrutura urbana e esporte e lazer. Nos pronunciamentos, os moradores expressaram preocupações, incluindo a reforma da UPA no Morumbi, a necessidade de melhorias na infraestrutura local como a construção de calçadas ao redor de instituições educacionais, questões como o trabalho legislativo, aumento de mortes no trânsito, transporte público, acessibilidade, vacinação, saúde, lazer e o aplicativo E-ouve.

Roberto Rodrigues morador reclamou sobre a reforma da Upa do Morumbi. “Primeiramente é sobre o UPA 24h aqui no Morumbi, que foi feita uma reforma recentemente, uma reforma cara. E o que será que foi reformado?”, questionou diante das notícias de obra entregue sem que estivesse totalmente concluída.

A moradora Zulmira Ferreira, reivindicou calçada ao redor do CMEI Bárbara Matos Januário. “O que me traz a essa tribuna aqui é um pedido para todos os vereadores que tendem a conseguir a verba para fazer a calçada ao redor do CMEI Bárbara Matos Januário”, onde o espaço vem servindo até como depósito de entulhos.

Sessão ordinária

Na sessão oficial, dentre os destaques foram apresentados quatro projetos de lei, 12 requerimentos e 19 indicações. Dentre os assuntos destacam-se pedidos e cobranças ao Poder Executivo sobre agendamento de consultas pediátricas e neuropediátricas, cirurgias eletivas, reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Walter Cavalcante, e a necessidade de recursos para aquisição de carro utilitário destinado à atenção primária.

Além disso, os requerimentos abordaram o cumprimento do pagamento dos profissionais da educação conforme o Piso Nacional do Magistério, a situação das barracas ao lado do TTU, questões relacionadas aos moradores de rua, dispositivos de controle de velocidade em ônibus escolares, itinerário de ônibus escolar no Bairro Itaipu C, e informações sobre campanhas de conscientização e prevenção à incidência de escorpiões no município.