Mestre em acupuntura, Dr. Lin Pin Chuan, foi homenageado na Câmara de Foz

por mariafernanda — última modificação 15/08/2019 14h28
Ele recebeu a Moção de Aplauso proposta pela vereadora Inês Weizemann

O mestre em acupuntura, Dr. Lin Pin Chuan recebeu uma Moção de Aplauso (12/2019) no início da sessão ordinária desta 5ª feira (15) na Câmara de Foz. A proposta foi apresentada pela vereadora Inês Weizemann, em reconhecimento aos serviços prestados pelo Dr. Lin na área da saúde pública da cidade.

Nascido em Taiwan em julho de 1948, o Dr. Lin chegou ao Brasil no fim de novembro de 1974. Em 2004 ele veio a Foz, a convite de amigos e acabou estabelecendo uma base aqui na cidade. Desde então ele se divide entre Foz do Iguaçu, São Paulo e Cidade do Leste, onde atende pacientes que buscam tratamento na acupuntura e compartilha, com colegas e alunos, o conhecimento que tem da técnica.

Em Foz, Dr. Lin atende nas 2as e nas 3as feiras. O trabalho é voluntário e os atendimentos, todos gratuitos, chegam a 800 por mês somando os pacientes que passam pela UBS do Profilurb II e da Vila Yolanda. Sem contar os atendimentos que são feitos em Cidade do Leste.

Em São Paulo, o Dr. Lin atua no ITTO - Instituto de Terapia Tradicional Oriental, destinado a ensinar acupuntura para alunos de várias partes do mundo. O Instituto de Acupuntura Oriental da Família Lin tem como missão, promover e zelar pela qualidade da Acupuntura, por meio de estudos e do tratamento de pacientes.

Essa dedicação e essa entrega ao ser humano despertaram há anos, depois que o Dr. Lin entrou em coma, após sofrer um acidente. Agradecido por ter sobrevivido e inspirado pela equipe que o atendeu e o salvou, Dr. Lin passou a abordar seus próprios pacientes de maneira mais humana e passou a compartilhar o conhecimento que adquiriu com alunos interessados em usar e difundir a técnica da acupuntura.

Currículo, aliás, é o que não falta para o Dr. Lin, que tem o trabalho reconhecido no mundo todo. Agora, ele foi homenageado pelos vereadores de Foz, e também pelos pacientes e pelos amigos. Entre os pacientes que participaram da cerimônia, alguns chegaram a usar cadeira de rodas e hoje conseguem caminhar sem apoio. São pessoas com um histórico comum de dor e de busca de qualidade de vida, que encontraram na técnica do Dr. Lin, um complemento ao tratamento médico convencional. O próprio Dr. Lin reforçou a importância da acupuntura como complemento do trabalho dos médicos. “Eu fui salvo por médicos, tenho vários amigos médicos e acredito que posso continuar servindo as pessoas com o meu trabalho”, afirmou emocionado. Dr. Lin também disse que sente que tem uma missão para cumprir aqui em Foz, sempre ajudando e compartilhando o conhecimento que tem, com quem ama a Deus.

A vereadora Inês Weizemann disse que conheceu o Dr. Lin em 2017 e que desde então passou a admirar o trabalho que ele desenvolve. “Ele é um homem tocado por Deus que espalha amor e só pensa em fazer o bem”, afirmou ao lembrar que todo o trabalho realizado por ele é voluntário, sem custo nenhum para o município e para os pacientes.

Currículo:

- é um dos fundadores do Sindicato de Profissionais de Acupuntura em São Paulo e da Federação de Profissionais de Acupuntura.

- em 1991 foi premiado em Pequim, China, pelo trabalho de correção da coluna com acupuntura, e como representante da Acupuntura Brasileira.

- em 1994 lançou livro: “Em Prática, a Acupuntura Chinesa” – Editora Scarpitta

- em 1996 participou como representante da Acupuntura Brasileira em New York, U.S.A., abordando o ¨Tratamento de Diabete em Acupuntura¨

- em 1996 representou o Brasil em Taiwan falando sobre ¨Correção da coluna em com acupuntura¨. No mesmo evento recebeu o prêmio e a homenagem de honra ao mérito como Doutorado.

- em 1997 recebeu a Honra de Doutorado de Porto Rico

- em 1998 representou a Acupuntura Brasileira em Barcelona

- de 1985 a 2002 foi Diretor da AMECA (Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil); e atuou como Professor por 10 anos no SATOSP e Professor por 3 anos do “Curso Avançado” no CEATA.

(Gabinete da vereadora Inês Weizemann)

Clique aqui para mais fotos