Notícias dos Vereadores – 03 de Maio de 2019

por mariafernanda — última modificação 03/05/2019 13h32
Últimas notícias dos Vereadores

As sessões da Câmara serão retomadas na próxima terça-feira (7). Vários vereadores estão protocolando requerimentos sobre diversos assuntos. As proposições serão lidas e colocadas em votação. Veja alguns pedidos

Vereador Adenildo Kako cobra providências contra a dengue

As consequências da dengue são terríveis. Em uma cidade turística como Foz do Iguaçu, além dos problemas para a saúde dos cidadãos e a sobrecarga no sistema de saúde, a doença afeta também a economia do Município. Empresários do setor estão preocupados porque sabendo dos altos índices, turistas cancelam pacotes de viagem. Prevendo esse desastre, o vereador Adenildo Kako (Podemos) está cobrando providências da administração municipal no sentido de intensificar as medidas de combate ao mosquito transmissor. Kako protocolou requerimento solicitando informações sobre o plano de ação para enfrentamento da dengue no município. Segundo ele, a proliferação da doença tem assustado moradores da região, por isso, é necessário obter informações para repassar aos munícipes. Dentre outras informações, o vereador pediu dados sobre quantos casos de dengue Foz do Iguaçu registrou nos últimos meses em comparativo com anos anteriores e quais os planos de ação tomados pelas secretarias competentes, cronograma, passagem de carro fumacê e outras medidas a fim de amenizar o sentimento de intranquilidade que começa a surgir na cidade.

Anderson Andrade requer informações sobre o sistema de videomonitoramento

O vereador Anderson Andrade (PSC) protocolou requerimento na Câmara a fim de obter informações oficiais da prefeitura sobre o sistema de câmeras de monitoramento. Deseja saber quantas foram efetivamente instaladas e recuperadas, se estão em funcionamento, quais são as áreas monitoradas e qual a previsão para implementação total do sistema. Está requerendo também detalhes sobre a plataforma utilizada, como ocorrerá o monitoramento e se a população terá acesso ao sistema ou a eventuais imagens de ocorrências específicas

Requerimento pede dados sobre acidente envolvendo motocicletas

Em requerimento, o vereador Anderson Andrade (PSC) solicita do Prefeito Municipal informações acerca do número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, ocorridos na cidade do ano de 2018 até o presente momento. Este pedido se dá por conta do aumento considerável de acidentes envolvendo motociclistas. Anderson busca encontrar soluções e projetos que auxiliem na redução dos índices desse tipo de acidente.

Marcelinho Moura pede levantamento sobre moradias em risco

Observando as situações de habitação enfrentadas na cidade, como o caso do condomínio popular Duque de Caxias e a desafetação da área do Arroio Dourado, o vereador Marcelinho Moura (Podemos) requer informações sobre as áreas do município que possuem moradias sujeitas a risco ambiental e estrutural, e quantas famílias foram notificadas, a fim de fundamentar um planejamento urbano, se precavendo de casos fortuitos e de riscos eminentes.

Vereador requer documentação sobre o Teatro Barracão

O Teatro Barracão, instalada na Praça da Bíblia, despertou a atenção do vereador Marcelinho Moura (Podemos). Ele apresentou requerimento solicitando ao Diretor Presidente da Fundação Cultural, uma cópia do contrato vigente de administração do espaço para análise do tempo de permanência dos gestores, as cláusulas que abrangem os cuidados, conservação e critérios para utilização. A falta de cuidados com o imóvel é um dos aspectos que motivaram a apresentação do requerimento a ser votado na próxima semana.

Rosane Bonho reivindica construção da nova sede do Hemocentro

A vereadora Rosane Bonho (Podemos) solicita do Governador do Estado, Ratinho Junior, informações sobre o início e previsão de término das obras para construção da nova sede do Hemocentro de Foz do Iguaçu, que atenderá a 9ª regional de saúde do Paraná. A finalidade deste requerimento, apresentado pela parlamenta, é o de captar informações sobre a construção que será feita em um terreno doado pela Itaipu Binacional, conforme anunciado pela ex-Governadora Cida Borghetti, em agosto de 2017.

Reconstrução da Escola Olavo Bilac

Rosane solicita também informações acerca das obras de reconstrução da Escola Municipal Olavo Bilac, que atualmente atende em torno de 230 alunos da região, no bairro Gleba Guarani. Atendendo a função de fiscalizar e prestar esclarecimentos a comunidade, as informações deverão ser a respeito do início e previsão de termino dessas obras.

Celino quer apurar se iguaçuenses estão consumindo água com agrotóxicos

O vereador Celino Fertrin (PDT) está preocupado com a denúncia sobre a possibilidade da presença de agrotóxicos na água consumida pela população do Paraná. Ele protocolou requerimento solicitando informações da Sanepar. Quer saber da existência ou não de agrotóxicos na água fornecida para os iguaçuenses.  O vereador disse que essa preocupação surgiu após a divulgação de uma matéria no site “Bem Paraná” com o título “Água de oito em cada dez municípios do Paraná apresenta ‘coquetel’ de agrotóxicos”. Celino requereu ainda informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para inibir o reajuste de 12,13% na tarifa de água, uma vez que o índice está acima da inflação.

Tráfego de caminhões pesados volta a ser tema de requerimento

O vereador Celino Fertrin (PDT) requer informações acerca das medidas adotadas em relação ao tráfego de caminhões, que transportam cargas perigosas e utilizam as principais vias do município, motivo esse que vem gerando diversos transtornos à população, sendo causa de acidentes gravíssimos.  Buscando trazer esclarecimentos à população, o parlamentar solicita ainda informações acerca do imóvel localizado na Avenida Anhembi, n°340, no bairro Ipê, com esclarecimentos sobre sua finalidade de utilização.