#NotíciasdosVereadores

por Diretoria de Comunicação última modificação 05/11/2018 13h12
Confira quais foram os requerimentos apresentados pelos parlamentares durante a última sessão ordinária

Nestas primeiras sessões de novembro os vereadores de Foz do Iguaçu apresentaram diversos requerimentos com os mais variados temas. Confira:

Atraso nos atendimentos

O vereador Adenildo Kako solicitou informações sobre o número de médicos e lista da equipe que trabalhou no dia 15 de outubro de 2018, com seus respectivos horários de entrada e saída, a serem comprovados por meio de cópias de cartões-ponto, na Unidade de Pronto Atendimento Valter Barbosa Cavalcanti, no bairro Morumbi. Segundo o parlamentar, nesse dia os pacientes precisaram esperar cerca de 10 horas para receberem atendimento. Ainda de acordo com as reclamações encaminhadas ao vereador, muitos pacientes desistiram de esperar e voltaram para a casa. Kako ainda aponta que a resposta para esse problema é primordial para a população.

Em outro requerimento, o vereador pede ao Poder Executivo informações sobre o número de arquitetos e engenheiros lotados atualmente na Secretaria Municipal de Obras. Segundo ele, os dados serão úteis para a elaboração de novos projetos para a cidade.

Construção de novos CMEIs

Visando atender a uma necessidade dos moradores dos bairros Cidade Nova I, Três Lagoas e Jardim São Roque, o vereador Márcio Rosa requereu ao prefeito as informações sobre os projetos para construção dos novos centros municipais de educação infantil (CMEI’s) nas regiões. Pediu resposta sobre quais providências já foram adotadas para a realização destes projetos e início das construções, apresentando a documentação comprobatória.

O vereador justifica que a construção desses novos centros de ensino irá proporcionar aos pais um local adequado para os filhos, enquanto trabalham, além de possibilitar o ingresso de muitas mães no mercado de trabalho. O requerimento apresentado por Marcio Rosa, alia-se ao requerimento nº 318/2018, da Vereadora Inês Weizemann, que solicita esclarecimentos a respeito das vagas no CMEI Professora Nilva de Jesus e, também, o CMEI Celeste Sottomaior, ambos na região da AKLP.

Márcio Rosa também pede informações sobre o número de conselhos municipais consultivos e deliberativos, com as relações de: Composições; Data das conferências municipais; Calendário das reuniões; Local de reuniões e sede; quais possuem Secretário Administrativo, servidor público disponibilizado pelo Município.

Estruturas de colégios estaduais

Por meio do requerimento nº 313/2018, o vereador Márcio Rosa requisitou ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE) informações inerentes à responsabilidade do Município no que tange a: estudo de viabilidade para mudança de sentido único nas vias de acesso aos colégios estaduais; iluminação pública; pavimentação; redutores de velocidade; lombadas; segurança pública; sinalização horizontal (pintura de faixas de pedestre) e vertical (instalação de placas indicativas de área escolar, velocidade, atenção, etc.); poda de árvores; e roçadas, dentre outras que avaliarem indispensáveis.

O objetivo é unir forças entre os poderes para que o ambiente escolar seja adequado para estudantes, professores e demais servidores dessas instituições.

Corte de árvores

A vereadora Inês Weizemann está requerendo informações acerca dos pedidos de poda ou corte de árvore que ainda estão na lista de espera, além dos números de protocolos e as datas de entrada, bem como a previsão de atendimento. Os dados, de acordo com a parlamentar, auxiliarão nas discussões sobre as possíveis alternativas para agilizar o serviço.

Segurança na Vila A

Por conta das constantes reclamações de moradores e empresários sobre a onda de assaltos e arrombamentos nos bairros da região da Vila A, a parlamentar Inês Weizemann requereu ao Prefeito e ao Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, informações sobre as medidas que vêm sendo tomadas pelas forças de segurança da cidade para diminuir a quantidade de assaltos na região.

Ambulâncias do município

O vereador Celino Fertrin pede alguns esclarecimentos ao Poder Executivo sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As informações devem abranger: Quantas ambulâncias têm no Município; como é o procedimento de atendimento às chamadas feitas pelos hospitais, postos de saúde e unidades de Pronto Atendimento; qual o número e função de profissionais que atuam no SAMU, sendo servidores públicos ou terceirizados. Em caso de terceirizados, quais os contratos? O objetivo do levantamento é analisar a estrutura e funcionamento com o propósito de apresentar sugestões para melhorar o serviço.

Ponte na Avenida Pôr do Sol 

Em abril, o vereador Elizeu Liberato apresentou uma indicação pedindo a reforma de uma ponte na Avenida Pôr do Sol. Segundo a justificativa, a ponte estava praticamente destruída, agravando o risco aos transeuntes que a utilizam, pois, a mesma serve como passagem para estudantes da Escola Estadual Pioneiros. Na última sessão ordinária, o parlamentar reforçou a solicitação, apresentando o requerimento nº 32/2018.

O novo documento requer informações acerca das medidas implementadas em relação ao pedido de manutenção. De acordo com o vereador, a reforma é urgente, pois prima pela segurança das crianças e moradores do bairro.

Reposição de calçadas

O vereador Anderson Andrade requer da Gerência Regional da SANEPAR informações sobre a falta de reposição de calçadas e pavimentações após os serviços de implantação de rede de água e esgoto. Um dos serviços foi realizado na Rua Cabo Efigênio Aparecido Viana, esquina com a Rua Harry Shinke, no bairro Jardim Iguaçu. Segundo o parlamentar, vários moradores já apresentaram reivindicações por conta dessa falta de reposição de materiais.

A justificativa do requerimento aponta que a Lei n° 4.102/2013 obriga a empresa a realizar os serviços de reposição logo após a execução das obras de implantação, ampliação ou reparos da rede de água e esgoto.

 Quedas de árvores

Objetivando garantir a segurança e também a padronização no plano de arborização do município, a vereadora Rosane Bonho solicitou aos órgãos competentes as medidas tomadas para a prevenção de quedas de árvores na área verde da região da AKLP. Segundo a justificativa, a região possui uma grande área verde com árvores como eucaliptos e grevíleas, e com os fortes ventos registrados nos últimos dias, muitas delas caíram, inclusive sob residências. Por conta desse perigo, a parlamentar pediu urgência na resolução do problema.

Coleta de lixo reciclável

O vereador Celino Fertrin está requerendo do Prefeito Municipal cópia do edital de chamamento público referente a concessão de coleta de lixo reciclável à cooperativas. O objetivo é realizar uma análise e verificação das exigências feitas junto as cooperativas para concessão de coleta de lixo reciclável.