Ocupação do Bubas será tema de audiência pública nesta quarta (18/09), às 09h, na Câmara

por Diretoria de Comunicação última modificação 16/09/2019 13h56

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realiza na quarta-feira (18/09), às 9h, no plenário, audiência pública sobre a ocupação do Bubas, na região do Porto Meira. O debate, reunindo moradores, autoridades e órgãos e entidades envolvidas é uma iniciativa de autoria do vereador Celino Fertrin (PDT), oficializada por meio do requerimento 35/2019. Atualmente, moram no local sete mil pessoas formando 1227 famílias em uma área de 33 mil m².

Em 2013 ocorreu um alto fluxo de pessoas indo morar na ocupação. “Em abril deste ano houve o trânsito em julgado do pedido de reintegração de posse por parte do proprietário da terra”, afirmou o vereador Celino. A Defensoria Pública do Estado do Paraná também deve se fazer presente durante o debate, a fim de pontuar qual foi a atuação do órgão até o momento sobre o local, visto que em junho deste ano a Defensoria veio até a cidade para verificar a situação.

Segundo o proponente do debate, a ideia é provocar a discussão do tema para buscar soluções, até porque as famílias moram sem infraestrutura e em condições insalubres. “Lá falta de tudo. Tem 600 fossas de esgoto a céu aberto. Com as instalações elétricas precárias, o risco de curto circuito é frequente. Além disso, tem a questão da probabilidade de poluição do Rio Iguaçu e tem o problema de disseminação de doenças, devido à falta de condições adequadas de moradia”, ressaltou Fertrin.

Para se inscrever antecipadamente e fazer uso da palavra durante a audiência, basta se inscrever no link do site do Legislativo: https://bit.ly/2lTlp2F

No entanto, a inscrição para falar na tribuna também pode ser feita no transcorrer do evento.