Órgãos públicos apresentam na Câmara medidas para conter alagamentos

por Diretoria de Comunicação última modificação 04/09/2019 14h03
Ações emergenciais já cobrem metade dos pontos críticos de alagamentos, segundo a prefeitura

Resolver o problema crítico de alagamentos em Foz do Iguaçu tem sido um esforço da Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura e demais órgãos do setor.  Em vista disso, os vereadores abriram uma Comissão Especial para analisar os problemas e estudar com técnicos do Executivo, Sanepar e Itaipu, medidas que pudessem ser tomadas para resolver ou amenizar o drama das famílias com as chuvas mais intensas.

Nesta quarta-feira (04/09) a Comissão realizou uma reunião com toda a equipe para que os setores pudessem expor as obras em andamento. Os serviços foram viabilizados por meio de recursos da ordem de R$ 30 milhões aprovados pela Câmara. Na próxima semana a Comissão e os técnicos devem visitar as regiões onde as obras estão sendo executadas principalmente nos pontos mais críticos de enchentes na cidade como Região do Porto Meira, Três Lagoas, Jardim São Paulo, Jardim Evangélico e Morumbi.

Galerias pluviais

O representante da Sanepar, Luis Spósito, afirmou que “a companhia está trabalhando para refazer toda a tubulação da Avenida Javier Koebl. Na região do Jardim Evangélico, a Prefeitura está trabalhando e nós vamos começar na semana que vem a trabalhar com a rede coletora, começando pela Avenida Tancredo Neves”.

A Defesa Civil também se fez presente. O coordenador, Evaldo Guimarães, afirmou que está há 15 anos na Defesa Civil e raramente vê um grupo de trabalho tão técnico pensando de forma integrada a cidade. “A atual gestão procurou os setores e quis revolver o problema dos alagamentos de maneira técnica. E isso está acontecendo”, reforçou.

Resolvendo pontos críticos

Ivan Lincon Oeda, da Diretoria extraordinária de acompanhamento de projetos e planos de contenção de enchentes e suporte técnico, expôs que “já há mais de 50% de ação em andamento para resolver os pontos críticos de alagamentos na cidade. “No Jardim São Luiz, por exemplo, vamos interligar a Rua Edmundo de Barros, com Avenida Pôr-do-sol”.

Conscientização coletiva

Henrique Maldonado, Engenheiro da Itaipu, também presente na reunião, falou da necessidade de conscientização da população para que não jogue sofá, eletrodomésticos nos rios, não entupa as galerias pluviais.

Além de toda a discussão do que já está sendo executado em Foz, os integrantes da Comissão citaram um problema da cidade com crescimento desordenado no passado. Loteamentos foram aprovados em áreas de preservação permanente, em cima de bacias e áreas de mananciais, dentre outras questões que já foram mapeadas pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, em 2013, quando houve a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Ações em andamento

Estão sendo feitos: pontes em diversas ruas da cidade, tais como: Avenida Água Marinha, Rua Arno Welter, Avenida General Meira, Rua Matilde (Jardim Califórnia), Rua Egito (Travessa com a Avenida Felipe Wandscheer), Avenida Silvo Américo Sasdelli, Av. Carlos Gomes, Rua Javaé.

Dentre as obras de drenagem estão: drenagem de águas pluviais na Rua Golfinho, Jardim Morenitas e Horto, Rio Poty, Rua Prata, Rua Eldorado,  Jardim São Luis , na bacia do Rio Mimby. Na região do Rio Poty estão sendo feitas bacias de contenção.

Comissão Especial de Alagamentos

A Comissão é formada pelos vereadores João Miranda (PSD), Jeferson Brayner (PRB) e Rogério Quadros (PTB), este último entrou no lugar do ex-vereador Anderson Andrade, que deixou o cargo quando o vereador Edílio Dall´Agnol (PSC) foi reconduzido ao Legislativo.

Mais fotos em "fotos do dia": https://bit.ly/2VU5LB5