Oscilações, quedas de energia e aumento no consumo motivam requerimentos cobrando explicações da Copel

por Diretoria de Comunicação última modificação 03/02/2021 13h15

Foto: Assessoria Copel

As constantes oscilações e quedas de energia na cidade, bem como reclamações por parte da população a respeito do aumento na conta de luz, após troca de unidade consumidora, motivaram dois requerimentos cobrando ao Diretor Geral da Companhia Paraense de Energia – Copel, informações sobre esses problemas no serviço de energia. A questão da oscilação da energia foi um requerimento do Vereador Rogério Quadros (PTB), discutido e aprovado na sessão da última terça-feira, 03 de fevereiro. A cobrança a respeito do que motivou o aumento na conta foi uma proposição da Vereadora Yasmin Hachem (MDB), que deve entrar para discussão e votação na próxima sessão (04/02).

Durante a discussão do requerimento, o Vereador Rogério Quadros (PTB) pontuou: “toda chuva mais intensa uma área da cidade fica sem energia. O argumento da Copel é de que na tarifa que nos é cobrada parte desse valor é destinado para investimentos. Mas, a minha preocupação é essa: será que os investimentos estão sendo feitos? Com as quedas de energia, o comerciante que tem seu frigorífico por exemplo, e todos os que dependem muito da energia são prejudicados”. No mesmo sentido, o Vereador Edivaldo Alcântara (PTB), comentou que “no Portal da Foz toda chuva que dá ficamos sem energia, e muitos empresários sofrem com isso, perdendo seus produtos que estavam em geladeira ou freezer”.

O Presidente da Casa, Vereador Ney Patrício (PSD), contribuiu para discussão afirmando ter estado em diálogo com a Companhia de energia nesta semana. “Um assunto que foi recorrente nesta semana foi sobre o aumento exagerado da conta de energia. E quando o senhor (Rogério) apresentou esse requerimento sinalizou a necessidade e a falha que tem a Copel com os consumidores Paranaenses com os investimentos e melhorias nas redes. Essa semana estive no gabinete do gerente da Copel, fomos levar reivindicação de boa parte da população que teve seu relógio trocado e refletiu na conta de luz. Na reunião, me foi dito que cada consumidor que se sentiu lesado entrasse com uma reclamação oficial. A grande maioria, segundo o diretor, é devido ao consumo mesmo”.

O requerimento contou com aprovação dos pares e será encaminhado para a Direção da Copel, da qual fica aguardando resposta oficial.