Outubro Rosa: evento na Câmara de Foz promove conscientização sobre prevenção ao câncer

por Herika Quinaglia última modificação 31/10/2022 11h59

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu foi sede, na manhã da última quinta-feira (27), de um evento em alusão ao outubro Rosa, mês de campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento foi promovido pelo Coral do Instituto Cisne Branco Cultural, Itaipu Binacional e Câmara Municipal.

Durante o evento a Mastologista, Dra. Marília Takimoto, trouxe explicações sobre a doença, fatores de risco, prevenção e rastreamento: “precisamos ajudar as pessoas a se conhecerem para fazer a detecção o mais precoce possível e levar isso para todas as parcelas da população” afirmou Marília. Além dos momentos de aprendizado, as mulheres que compareceram ao plenário participaram de um café da manhã.

A vereadora Anice Gazzaoui (PL), esteve presente durante todo o evento, ressaltou a relevância da discussão: “foi um debate, amplo e importante que vai fazer diferença na vida de muitas mulheres” disse a vereadora.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é celebrado anualmente desde os anos 1990. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

De acordo com dados o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, em 2021, foram estimados 66.280 novos casos.

Ressaltamos que os cuidados com a saúde devem ir para além do mês de outubro. Previna-se!