Pais e responsáveis devem levar as crianças aos postos de saúde para vacinação contra a paralisia infantil

por Diretoria de Comunicação última modificação 27/09/2022 12h45
Pais e responsáveis devem levar as crianças aos postos de saúde para vacinação contra a paralisia infantil

Foto: AMN-PMFI

A cobertura vacinal da paralisia infantil, tanto no Brasil, quanto em Foz, ainda está longe do ideal. A dose extra da vacina contra a poliomielite é administrada em gotas para crianças de um a quatro anos e está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Foz. Não é preciso fazer agendamento para a imunização, basta chegar no posto de saúde e tomar a gotinha até o dia 30 de setembro.

A vacinação é a única forma de prevenção para essa doença que é transmitida por meio do contato direto de pessoa para pessoa, por objetos, alimentos e água contaminados.

Quem deve tomar o reforço da vacina?

“Todas as crianças de 1 a 4 anos devem ser vacinadas com a vacina oral contra a poliomielite, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente contra a doença. É muito importante que os pais e responsáveis de crianças de um a quatro anos levem seus filhos para tomar a gotinha, a vacina contra a paralisia infantil. Mesmo que a criança esteja com o calendário em dia, ela precisa tomar essa dose extra durante a campanha”, disse Adriana Izuka, Coordenadora do Programa de Imunização de Foz. 

Risco de reintrodução da doença no Brasil é grande

“É uma doença que não está eliminada, temos 33 países com surto da doença. O Brasil é um país de risco para introdução de novo, então é preciso que o calendário esteja em dia para que as crianças estejam protegidas.

Sequelas

Segundo informações do Ministério da Saúde, as sequelas da doença normalmente são motoras e não tem cura. As principais são: paralisia em uma das pernas, dificuldade de falar, atrofia muscular, crescimento diferente das pernas, osteoporose, dentre outras.