Palestra do Novembro Azul alerta para necessidade do exame preventivo nos homens

por mariafernanda — última modificação 12/11/2019 10h48
Evento realizado na Câmara foi promovido pelas Voluntárias Cisne Branco em parceria com a Soamar e o Poder Legislativo

Com o objetivo de promover o debate sobre o câncer de próstata e gerar conscientização, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu foi palco para o evento Novembro Azul, uma realização das Voluntárias Cisne Branco em parceria com a Soamar Cataratas e o Poder Legislativo. A reunião aconteceu no plenário da Casa de Leis nesta segunda-feira (11), e recebeu diversas autoridades civis e militares.

Na palestra do médico urologista Dr. Nário Takimoto foi abordada a desconstrução do tabu e os métodos de exames existentes em prol da saúde do homem. “É importante salientar a realização desse exame e necessidade de falarmos sobre isso. Fico muito contente em realizar essa palestra com tantas autoridades presentes, militares e civis que cumprem seus deveres, penso que temos todos a obrigação de fazer assim como eles. Hoje se discute muito sobre direitos, mas nem tanto sobre deveres e é de extrema importância sabermos que possuímos um grande dever em cuidar da nossa própria saúde também”, declarou o médico e palestrante da manhã.

O vereador Celino Fertrin (PDT) foi um dos apoiadores do evento em nome da Câmara. Além dele, outros vereadores também estiveram presentes como a vereadora Anice Gazzaoui (sem partido), João Miranda (PSD), Marino Garcia (sem partido), Edson Narizão (PTB) e Elizeu Liberato (PL).

Celino Fertrin apontou a importância da palestra e o acesso da população iguaçuense ao debate. “É obrigação nossa, como Legislativo, promover a saúde e trabalhar na prevenção. Além de debater a saúde, também estamos trabalhando a economia financeira do município. A partir do momento que nós desenvolvemos um trabalho de apoio a ONGs, entidades e voluntários que trabalham em prol da saúde, disponibilizamos palestras gratuitas, abrimos espaço para debate. Isso faz com que a população vá em busca dos cuidados com a saúde. Nós estamos promovendo a economia e o bem-estar da população de Foz do Iguaçu”, finalizou o vereador.

Palestra Novembro Azul: um evento sobre conscientização

O palestrante também comentou como o desenvolvimento da estrutura do SUS precisa ser o foco de todos: “Temos que descobrir como melhorar a qualidade e buscar condições da saúde pública para a realização das cirurgias de forma mecanizada, aquelas que não são muito invasivas ao paciente. São tecnologias que revolucionam, temos que ter isso. Se queremos ser um polo de crescimento precisamos focar no desenvolvimento da saúde” salientou.

Além disso, Dr. Takimoto ressaltou: “O exame pode ser realizado no SUS e, caso haja alguma suspeita do tumor, o paciente é encaminhado ao Hospital Ministro Costa Cavalcanti”. Ele abordou ainda os fatores que podem fazer com que o homem esteja mais suscetível ao câncer. “A alimentação e cuidados básicos com a saúde são todos fatores determinantes. É de extrema importância o homem a partir dos 50 anos realizar o exame anualmente, caso tenha algum quadro de câncer na família, é aconselhável iniciar esse cuidado a partir dos 45 anos. Inúmeros pacientes com tumores que descobrem na fase inicial têm cura”.

Serviço voluntariado

Os eventos sociais em prevenção a todo tipo de câncer, surgiu por iniciativa das Voluntárias Cisne Branco após a perda de uma de suas participantes para a doença. A partir daí passaram-se sete anos disseminando às pessoas a importância do exame de prevenção.

A associação é formada por mulheres que promovem a qualidade de vida levando atividades sociais aos integrantes da Marinha do Brasil. A Presidente das Voluntárias Cisne Branco e também Diretora Social da Soamar (Sociedade dos Amigos da Marinha) de Foz do Iguaçu, Neusa Miguens, salientou a relevância de debates como esse buscando sempre colocar a saúde em 1º lugar. “Via muitos amigos dizerem que não achavam tão importante realizar o exame, mas depois de muita força de vontade de realizar eventos em prol da saúde masculina, conseguimos trazer o Dr. Nário Takimoto e começamos a divulgar”.

A voluntária ainda falou sobre a participação da Câmara nesses eventos. “Este já é o 2º ano que realizamos essa palestra e o apoio do Legislativo foi fundamental. Viemos aqui e conversamos com os vereadores e eles prontamente nos forneceram toda ajuda e apoio necessário” finalizou Neusa.

Clique aqui para mais fotos

Assista À reportagem da TV Câmara:

Texto: Maria Fernanda Setti com supervisão de Elson Marques

registrado em: ,