Parceria da Câmara com emenda impositiva permite abertura de unidade de saúde 24h no Porto Meira

por Diretoria de Comunicação última modificação 12/03/2020 10h13

A nova unidade de saúde, ao lado do antigo CAIC, no Porto Meira, conforme anunciado pelo prefeito Chico Brasileiro vai ficar aberta 24 horas especialmente devido à epidemia de dengue que está sendo enfrentada pelo município. A abertura da nova unidade de saúde só foi possível graças a recursos destinados pela Câmara.

O valor assegurado por meio de emendas impositivas foi de R$ 998 mil para que a obra enfim se concretizasse. Os recursos para construção da unidade são de emendas dos vereadores João Miranda (PSD), Elizeu Liberato (PL), Beni Rodrigues (PSB) e Marcio Rosa (PSD) e os ex-vereadores Anderson Andrade (PSC) e Adriana Luiz (PSD). “A união dos esforços já demonstra parceria da Câmara e do Executivo em prol da saúde da população. O posto 24 horas vai atender toda a grande Região do Porto Meira, o que vem ao encontro da população mais carente de Foz e ajuda a desafogar as UPAs principalmente a do Morumbi”, declarou Beni Rodrigues. O Vereador Elizeu Liberato (PL) também contribuiu “é de extrema importância a participação do Legislativo com emendas impositivas no orçamento do Município para construção da Unidade Básica de Saúde-UBS, visando atender também toda a população da Região do Porto Meira”.

O Vereador João Miranda (PSD), que também é morador da região, enfatizou a importância da nova UBS para atender a comunidade do bairro.  "Para a construção dessa nova unidade levantamos a necessidade da população do grande Porto Meira, nos reunimos com outros vereadores parceiros que também ajudaram nos valores. Com o prefeito Chico ele mandou agilizar o processo e a unidade está pronta resolvendo uma necessidade do povo. É mais uma grande conquista para o Porto Meira"

As dotações foram divididas da seguinte forma:

- João Miranda (PSD): R$ 345.934,70

- Elizeu Liberato (PL): R$ 100 mil

- Beni Rodrigues (PSB): R$ 100 mil

- Ex-Vereador Anderson Andrade: R$ 345.934,70

- Ex-Vereadora Adriana Luiz: R$ 45.934,70 mil.

- Marcio Rosa (PSD): R$ 60 mil

O Executivo reforçou o compromisso em abrir uma unidade 24 horas na região do Porto Meira, que tem 50 mil moradores e o intuito é reabertura do centro cirúrgico do Poliambulatório, também na região sul da cidade, que deve acontecer no mês de abril. A Prefeitura destacou que aproximadamente 30% dos atendimentos feitos na Unidade de Pronto Atendimento Walter Cavalcanti, do Morumbi, são de pacientes da região sul de Foz do Iguaçu. Ao mesmo tempo, a reabertura do centro cirúrgico no centro de especialidade Nossa Senhora Aparecida (Poliambulatório) deve diminuir o fluxo de cirurgia no Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

A obra só foi possível mediante a inclusão no orçamento e reserva de recursos por meio de emendas impositivas de vereadores. Uma vez incluída no orçamento, a emenda impositiva é de execução obrigatória por parte da prefeitura.