Parlamento Jovem 2019 realiza sessão simulada na Câmara de Foz

por mariafernanda — última modificação 04/10/2019 20h06

Na manhã desta sexta-feira (04) foi realizada uma sessão ordinária simulada do projeto Parlamento Jovem com os vereadores mirins ocupando lugar nos trabalhos do plenário da Câmara. Na reunião, os participantes do projeto apresentaram projetos de lei e indicações para a cidade. Os jovens ainda contaram com a presença de pais e dos vereadores da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu que os acompanham para a realização desse projeto.

Durante a sessão simulada os processos foram os mesmos daqueles realizados no dia a dia de uma Casa de Leis, permitindo, assim, que os membros mirins aprendessem como ocorre os trâmites de uma sessão, além de se colocarem na função de vereador e pensar em prol da população.

Os alunos do Colégio Sesi vieram até a Câmara acompanhados da professora de história, Karina Reis, que foi uma das responsáveis pela concretização do programa. “Esse projeto foi uma parceria do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, com os colégios. Eles nos convidaram e eu fui até Curitiba para fazer um curso para poder orientá-los e organizar esse projeto com eles. Nós já tivemos a eleição ano passado, mas como era a primeira vez, não conseguimos fazer algo mais concreto como dessa vez. Então, este ano a Câmara entrou em contato com a gente e o projeto pôde acontecer” declarou Karina.

Processo eleitoral

A eleição dos vereadores mirins foi realizada como qualquer outra eleição em território nacional, com o uso de urnas eletrônicas, campanhas eleitorais e até com mesários, os quais receberam treinamento no Cartório Eleitoral. A professora Karina ainda acrescentou: “Queremos aumentar o número de participantes dessa iniciativa, é um projeto muito bom. O TRE demonstrou interesse e estamos todos trabalhando para melhorar a estrutura e atrair mais jovens para participar desse projeto”.

Segurança no trânsito está nas propostas dos vereadores mirins

Na sessão simulada, os vereadores mirins apresentaram quatro indicações, sendo três sobre melhorias no trânsito da cidade. Ana Luiza Baldin (PLR), eleita 1ª Vice-presidente, indicou ao Diretor-Superintendente do Foztrans a pintura de faixas de pedestres na Rua Belo Horizonte, no Bairro KLP. “O local para onde destinei esta indicação é de muito movimento e sempre vi muitas pessoas com medo de atravessar a rua naquela região, pois ali perto tem um CMEI, tem a Associação do bairro, o Conselho Tutelar e um UPA, ou seja, um local de muito fluxo”, declarou Ana Baldin.

O parlamentar mirim Matheus Cassel Marquardt (PELICE), eleito 2º secretário da mesa, indicou ao Foztrans melhorias na sinalização ou a instalação de redutores de velocidade na esquina da Avenida Garibaldi com a Avenida Gramado, no Bairro Lancaster. Segundo Matheus, a região é palco de muitos acidentes e de constante perigo.

Saúde e educação também entraram em pauta

A vereadora mirim Ana Dantas (PLR), foi eleita presidente da mesa diretora e apresentou o projeto de lei nº 01/2019 que dispõe sobre a obrigatoriedade da prestação de serviços de psicologia nos estabelecimentos privados de ensino. A parlamentar mirim afirmou que essa é uma iniciativa que visa melhorar a convivência no ambiente escolar, além de outros quesitos de desenvolvimento do aluno, como também dos professores.

“Sempre senti falta de ter a presença de um profissional acompanhando essa parte mais emocional dos alunos dentro da escola e acho isso de extrema importância, principalmente hoje com tantos casos que necessitam de acompanhamento psicológico. Penso que esse projeto deveria ser valorizado, melhoraria diversos outros problemas na educação” finalizou Ana.

Os vereadores mirins Antônio Augusto (PEC) e Yasmin Martins Ferrero (PVS) apresentaram juntos uma indicação sobre a Biblioteca Pública em virtude do desenvolvimento do hábito de leitura e disseminação da cultura do lazer e informação. “Percebemos que nos finais de semana é o tempo que a maioria das pessoas tem disponibilidade para ir até a biblioteca municipal, mas não conseguem, pois ela fica fechada” destacou Antônio.

Yasmin reforçou a fala do colega e acrescentou: “No final de semana uma família pode levar seu filho até a biblioteca e criar o hábito de leitura desde pequeno. Nós estudantes poderíamos também usar o espaço para realizar nossos trabalhos ou estudar, por exemplo”.

Vereadores apoiam os mirins

A vereadora Inês Weizemann (PSD) apadrinhou um dos jovens que participou do projeto e destacou a importância desse envolvimento deles na política. “Fiquei muito feliz em ver esses jovens tão empenhados a participar desse projeto. É importante para eles, enquanto estudantes, e também para nós já que é essa juventude que irá governar o país. Eles nos contagiam com essa energia e com novas ideias e isso acaba servindo de inspiração. Eu só tenho a agradecer a todos que apoiam esse projeto, especialmente a professora Karina e a Ana Dantas, que foi a vereadora que eu apadrinhei” finalizou.

João Miranda (PSD), 2º Vice-Presidente da Câmara, apadrinhou a vereadora mirim Yasmin Ferrero e ressaltou a importância deste projeto. “É uma ação de extrema importância para nosso município, é uma oportunidade que gera conhecimento e preparação para esses jovens que estarão amanhã à frente da política brasileira” concluiu o vereador João Miranda.

Texto: Maria Fernanda Setti com supervisão de Elson Marques

Clique aqui para mais fotos

Veja todos os detalhes na reportagem da TV Câmara: