Pavimentação asfáltica e saúde foram as principais cobranças dos vereadores em julho

por Herika Quinaglia última modificação 09/08/2023 15h30
Os dois temas somam mais da metade dos requerimentos apresentados no período na Câmara Municipal

Foto: Christian Rizzi

No mês de julho, os vereadores de Foz do Iguaçu apresentaram e aprovaram 67 requerimentos. Tratando de diversas demandas da população, o ranking é liderado por cobranças acerca de obras em pavimentação asfáltica e recapeamento de vias, que reúnem 23 requerimentos. O segundo assunto mais citado nas proposições refere-se à área da saúde com 12 situações, seguido de transporte coletivo (6), construção de calçadas (6), saneamento básico (4) e educação (3). Dentre os demais assuntos dos requerimentos estão finanças e orçamento, funcionalismo público, agricultura, esporte e lazer, regularização de áreas, assistência social e sustentabilidade.

Pavimentação asfáltica

Das reivindicações levadas aos gabinetes dos vereadores sobre a necessidade de obras em vias públicas, foram solicitados planejamentos e informações acerca da intenção de reparos em ruas de vários locais: Bairro Yolanda e Vila Paraguaia; jardins São Luiz, Nossa Senhora da Luz, São Paulo II, América, das Palmeiras, Naipi, Nova Califórnia, Itália, Petrópolis; Bairros Panorama, Cidade Nova, Portal da Foz, e  Porto Meira; e dos loteamentos Lagoa Dourada, Três Fronteiras, Menger e Vale do Sol. As cobranças foram realizadas pelos vereadores Adnan El Sayed (PSD), Dr Freitas (PSD), Galhardo (Republicanos), Jairo Cardoso (União Brasil) e Marcio Rosa (PSD).

Saúde

Assim como no mês anterior, a área da saúde segue entre os maiores índices de reclamações da população. Os requerimentos dos vereadores abordam diversos casos como esclarecimentos quanto as filas de espera para cirurgias das especialidades de histerectomia e otorrinolaringologia; faltas de materiais para cirurgias ortopédicas; demora em atendimentos a diversos pacientes; cursos e capacitações dos profissionais do Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD; cronograma da construção de uma Unidade Básica de Saúde – UBS no bairro Alvorada; entre outros.

Transporte público

A audiência pública desta quarta-feira, 9 de agosto, às 19 horas, para debater o transporte público é um dos requerimentos apresentados em julho pelo vereador Marcio Rosa (PSD) em conjunto com vários vereadores. Além deste documento em questão, houve pedidos de esclarecimentos acerca do assunto com base no aplicativo disponibilizados pelo FozTrans, emissão do cartão cidadão para usuários e cópias dos itinerários de linhas de ônibus, além de questionar atrasos nos horários.

Construção de calçadas

Informações sobre intenção e notificação para construção de calçadas também foram realizadas pelos vereadores em julho, questionando quais os custos; se os proprietários dos imóveis têm as informações necessárias do órgão competente; e como são feitas as notificações e multas.

Demais requerimentos

Diversos requerimentos cobrando informações referentes aos demais setores também foram apresentados e encaminhados pela Casa de Leis. Dentre as solicitações, estão: esclarecimentos sobre o impacto financeiro para a concessão de desconto no IPTU para quem possuir painéis fotovoltaicos, audiência publica para debater o projeto que trata do Loteamento de Acesso Controlado, informações sobre número de vagas em escolas e CMEIs.