Pavimentação e sinalização viária lideram indicações dos vereadores no semestre

por Maria Eduarda última modificação 24/07/2019 14h05
Filas de espera na saúde também aparecem entre itens mais cobrados pelos representantes da população na Câmara Municipal

O levantamento de dados aponta problemas de pavimentação e sinalização viária liderando as indicações dos vereadores no semestre. As filas de espera na saúde também aparecem entre os itens mais cobrados. As indicações representam as reivindicações da população levantadas a partir do contato direto dos cidadãos com os gabinetes seja por telefone ou redes sociais ou nas visitas dos vereadores e assessores nas comunidades. De janeiro a junho deste ano foram 1.081 indicações com pedidos de melhorias na malha asfáltica e sinalização viária representando quase 25% dos casos.
Os números foram levantados pelo Departamento de Comunicação, a partir dos dados alimentados pelo Departamento Legislativo no SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) implantado neste ano na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. O SAPL possibilita o acompanhamento online no site da Câmara de todos os projetos e demais proposições, incluindo indicações e requerimentos. O volume expressivo de indicações levadas à prefeitura reforça o trabalho dos vereadores que nesta legislatura vem obtendo sucessivos recordes e se firmando com uma das mais atuantes.
Os temas relacionados ao trânsito ocupam a primeira posição, com indicações para sinalização (58), faixas de pedestre (53) e pavimentação asfáltica (101), totalizando 215 indicações. Em um dos exemplos recentes, pensando na segurança dos moradores da região do Morumbi, a vereadora Rosane Bonho (PP), apresentou a indicação N° 1053/2019 ao Diretor-Superintendente do FOZTRANS para instalação de sinalização viária e horizontal e também de um redutor de velocidade na Avenida Perimetral Leste. Outra indicação relacionada ao assunto, é a n° 1037/2019 de autoria do vereador João Miranda (PSD), que indica ao Prefeito Municipal a manutenção do asfalto em toda extensão da Travessa Américo Vespúcio, no Bairro Porto Meira.
Ações como essas, fazem com que haja mais segurança em vias de grande fluxo, tanto para motoristas quanto para pedestres, que merecem boa qualidade em ruas, calçadas e sinalização em áreas movimentadas.

Limpeza, roçadas e bueiros
Além da saúde, outros temas de destaque são as obras de manutenção (47 pedidos) e limpeza de bocas de lobo (54), seguidas de reivindicações pela limpeza de terrenos baldios (21) e roçadas (39) totalizando 161 indicações nesses itens. Nesse sentido, um dos exemplos é a proposição do vereador Jeferson Brayner (PRB) por meio da indicação N° 1059/2019 em que pede a manutenção da calçada e bueiros em frente ao Bosque Guarani, na Rua Tarobá, no Centro. A indicação n° 1063/2019, de autoria da vereadora Rosane Bonho (PP) indica a limpeza da boca de lobo da Rua Osvaldo Goch, no bairro Panorama. Os pedidos, atendem as reinvindicações de moradores que enfrentam problemas nessas regiões. A falta desse tipo de manutenção pode gerar sérios problemas, como acúmulo de água, alagamentos, proliferação de mosquitos transmissores de doenças e animais peçonhentos.

Cobranças e sugestões na saúde
A saúde ocupa a terceira posição, com 75 indicações. Em uma delas, indicação n° 985/2019, o vereador Marcelinho Moura (Podemos) indicou a edição de um projeto de lei para que verse a destinação de parte da receita oriunda de multas de trânsito para a área da saúde, sendo um recurso extra para o sistema público de saúde do município, que enfrenta sérias dificuldades financeiras. Por meio da indicação 863/2019, Marcelinho Moura solicitou também estudos na prefeitura para implantação de um Programa Municipal de Saúde Vocal, além da implantação de uma cobertura na fachada da UPA Morumbi (indicação n° 705/2019).
O vereador Adenildo Kako (Podemos) apresentou a indicação n° 960/2019, onde sugere a prorrogação do horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde da Vila C, para as 18h30 ou 19h, para que não haja percalços no dia a dia dos usuários que trabalham durante o período. A medida ajudaria também na redução de pacientes das UPA’s, que estão sobrecarregadas devido ao grande número de pessoas que não tem outro lugar para procurarem, devido ao horário.
O vereador Edson Narizão (PTB) solicitou por meio da indicação n° 943/2019 que haja a disponibilidade de pontos gratuitos e abertos de acesso à internet nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto atendimento do Município. O objetivo é proporcionar a comunicação dos usuários com familiares e vice-versa, fazendo com que a modernidade seja usada em favor do cidadão.
Já a vereadora Inês Weizemann (PSD) sugeriu, por meio da indicação n° 579/2019 a implantação de uma agenda fracionada para o atendimento dos pacientes encaminhados ao Centro de Especialidades Médicas de Foz do Iguaçu, facilitando a programação dos usurários do sistema de saúde. A reclamação se dava por conta da demora no atendimento e o andamento da fila, que chegava a ser de até 4h.
A indicação n° 67/2019 de autoria do vereador Celino Fertrin (PDT) reivindica ao Prefeito Municipal a prorrogação do horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde da Vila Adriana até as 17h, visto que muitas pessoas só possuem o horário da tarde disponível, devido ao trabalho e horário escolar dos filhos.

Reivindicações na educação
Na área da educação foram registradas 61 indicações. Uma delas, é de autoria da vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT). A indicação n° 756/2019 sugere a inserção de profissionais das áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social no quadro de pessoal das escolas municipais, afim de suprir todas as necessidades enfrentadas no dia a dia, tanto por professores, quanto pelos alunos, que ao apresentarem alguma necessidade maior desse tipo de atendimento, precisam de um profissional capacitado para atendê-los.
A indicação n° 1004/2019, de autoria do vereador Rogério Quadros (PTB) sugere a construção de uma quadra de esportes coberta no terreno ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil Campos do Iguaçu, proporcionando momentos lúdicos, com atividades esportivas, até mesmo em períodos chuvosos. Os vereadores Celino Fertrin (PDT), Jeferson Brayner (PRB) e Marcio Rosa (PDT) também apresentaram várias indicações pedindo manutenção e reformas em escolas e centros municipais de educação infantil.

Esporte e lazer
Assuntos relacionados a esportes também são tema de indicações. Foram 15 feitas durante o semestre, e uma delas, de N° 992/2019 sugere a realização de melhorias no campo de futebol Silvio Almeida Bueno, no bairro Itaipu A. De autoria da vereadora Rosane Bonho (PP), a indicação atende a reivindicação da população que usa o espaço em campeonatos de futebol, além de ser um espaço usado por todos os moradores da região.
Feita pelo vereador João Miranda (PSD), a indicação N° 1044/2019 indica ao Prefeito Municipal a implantação de um campo de futebol na praça localizada na Avenida Gramado, entre as ruas Oscar Pereira Silva e Henrique Bernadelli, no bairro Três Bandeiras. Com a construção, a pratica de esportes na região será ampliada, oferecendo uma maior qualidade de vida aos moradores. As demais indicações apresentadas no semestre estão distribuídas em assuntos diversos.


Texto: Maria Leithardt com supervisão de Elson Marques