Pioneiro vai ser homenageado na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu

por welyton — última modificação 05/12/2018 08h55
O pastor e advogado Rubens Alexandre da Silva, vai receber nesta sexta-feira (07), às 09h, o Título de Cidadão Honorário do Município

A proposta partiu da vereadora Inês Weizemann (PSD), em reconhecimento aos trabalhos prestados e à história de vida do Pastor Rubens, como é mais conhecido aqui na cidade. O título será entregue nesta sexta-feira (07) às 09h00 no Plenário da Casa.

Nascido em 08 de dezembro de 1940, em Barreiro, no município de Rio Paranaíba, em Minas Gerais. Cursou a Faculdade de Direito em Curitiba, concluiu a Pós-Graduação em Direito Processual Civil no ano de 2001, pelas Faculdades Integradas Curitiba, passando pelo Seminário Teológico Presbiteriano de Campinas, em São Paulo. Também foi aluno de História da Faculdade de Filosofia de Jacarezinho, aqui no Paraná e da Escola Superior de Guerra, em Foz do Iguaçu.

Presbiteriano, casado com a professora aposentada Anice Calixto da Silva, e pai de três filhos (os advogados Valéria Calixto Maluf e Alexandre Calixto da Silva, e o fisioterapeuta Rubens Alexandre da Silva Jr.), Rubens Alexandre da Silva exerce desde 1978 até os dias de hoje a Advocacia aqui na Comarca de Foz do Iguaçu, cidade que escolheu para viver coma família.

Lei Orgânica Municipal

Eleito pelo PFL (atual DEM), em 1988, o Pastor Rubens foi Vereador em Foz do Iguaçu entre 1989 e 1992. Nesse período ele ocupou vários cargos na Mesa Diretora. Foi inclusive Presidente da Comissão de Sistematização, constituída para a elaboração e apresentação da Lei Orgânica do Município de Foz do Iguaçu, promulgada em 06 de abril de 1990.

Considerando a Constituição Federal e a Legislação Estadual, vale lembrar que a Lei Orgânica de Foz do Iguaçu possibilitou a criação de vários dispositivos importantes para a cidade. Foi por meio da Lei Orgânica que foram estabelecidos, por exemplo, os Conselhos Municipais de todas as áreas representadas na sociedade. Conselhos que até hoje levam aos legisladores, as aspirações da comunidade.

Como Líder do Prefeito na Câmara, Rubens Alexandre da Silva também auxiliou muitas igrejas evangélicas a regularizarem os próprios imóveis que estavam com a documentação pendente junto à prefeitura.

Resgatando a Memória do Município

O advogado e pastor também foi autor do projeto de criação da Lei de Resgate da Memória de Foz do Iguaçu, que estabeleceu a obrigatoriedade de nominar todos os logradouros públicos, praças, avenidas, escolas, postos de saúde, etc., com os nomes de pioneiros que contribuíram com o desenvolvimento da comunidade. Ainda como vereador, foi autor da Lei que fundamentou a criação da Secretaria do Meio Ambiente e Ecologia e, também, da Comissão de Defesa do Consumidor.

Naquela mesma legislatura, atuou no processo de cessão de áreas para a construção de vários imóveis como o do novo Fórum Estadual de Justiça, da sede da Justiça Federal, do campus local da Unioeste e dos Centros de Assistência, os CAICs.

Trabalho voltado para a Comunidade

Como cidadão, Rubens Alexandre da Silva também realizou um grande trabalho social. Juntamente com a mulher, Anice Calixto da Silva, que atuou como diretora do Cepresbem (Centro Presbiteriano de Bem-Estar do Menor), aqui em Foz, Rubens trabalhou voluntariamente como conselheiro espiritual e defensor. O Cepresbem era uma instituição sem fins lucrativos, criada para amparar crianças pobres.

Em reconhecimento à história, ao trabalho e ao envolvimento do Pastor Rubens com os interesses de Foz do Iguaçu, a vereadora Inês Weizemann propôs a homenagem e a entrega do Título de Cidadão Honorário ao Senhor Rubens Alexandre da Silva. A cerimônia, marcada para as 9h da manhã desta sexta (7), vai reunir autoridades, pioneiros e representantes de várias instituições, na Câmara.

Texto: Gabinete da vereadora Inês Weizemann (PSD)