Plantão psicológico gratuito auxilia comunidade que precisa de cuidados com a saúde mental

por Diretoria de Comunicação última modificação 04/08/2022 10h22
Plantão psicológico gratuito auxilia comunidade que precisa de cuidados com a saúde mental

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

O cuidado com a saúde mental é extremamente necessário. O que ocorre é que algumas pessoas não têm condições financeiras de pagar pelo serviço, ao mesmo tempo que o SUS costuma não dar conta da alta demanda. Em Foz, uma iniciativa interessante está acontecendo na Guarda Mirim, que está cedendo espaço para atendimento psicológico gratuito à comunidade. Universitários do último ano do curso de psicologia, da Cesufoz, estão oferecendo o atendimento às pessoas, sob supervisão de psicólogos da entidade. Os atendimentos acontecem quartas-feiras, no período da manhã e da tarde.

“O plantão psicológico é uma modalidade em que as pessoas não precisam ter agendamento prévio. Ela é atendida por ordem de chegada. A pessoa que está passando por momento de sofrimento mais agudo, stress psicológico mais intenso, não vai precisar esperar triagem ou fila de agendamento”, disse Ivo Corte, Professor e supervisor. Ainda segundo o professor, a ideia é também auxiliar a demanda das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para tirar a sobrecarga das filas de espera.

“O plantão possibilita que a comunidade tenha acesso mais próximo. É aberto a todo público de Foz”, disse a psicóloga Jéssica de Oliveira.