Plenário acata representação contra vereador Dr. Ranieri
O plenário da Câmara votou nesta terça-feira (16/09) em sessão ordinária pela aceitação do recebimento da representação em desfavor do vereador Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos), por quebra de decoro parlamentar. A representação foi protocolada por Leandro da Silva Pinto, ex-assessor do referido vereador. Com o recebimento da representação por 9 votos a 4, agora o processo vai para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.
Nas alegações do documento (representação 03/2025) estão que o vereador utilizou-se do ex-assessor (quando ainda nomeado na Casa de Leis), para realização de tarefas de cunho particular durante horário de trabalho.
O Dr. Ranieri disse que acatou a decisão de seus pares e agora terá a oportunidade de apresentar a sua defesa no Conselho de Ética onde poderá provar que as acusações do seu ex-assessor não são verdadeiras.
Conforme resolução 164/2020 que trata do funcionamento e organização dos trabalhos do Conselho de ética e Decoro Parlamentar, o vereador submetido a processo disciplinar em curso, por infração ético-disciplinar não pode fazer parte do órgão. Uma vez que o vereador Dr. Ranieri é membro do Conselho, ele fica impedido de participar da votação e quem assume a vaga é o vereador Adriano Rorato (PL), 1º suplente. Após isso, é feito o sorteio de quem assumirá a relatoria do processo em tela.
Os demais parlamentares que compõem o Conselho são: Beni Rodrigues (PP) - Presidente, Cabo Cassol (PL), Valentina Rocha (PT), Evandro Ferreira (PSD) como membros.