População apresenta reivindicações e acompanha votação de projetos em sessão itinerante na AKLP

por Alanis Cavalheiro última modificação 10/10/2023 13h43
Na oportunidade, Lei do Mototáxi, proteção aos órfãos do feminicídio e projeto Bombeiro Mirim foram aprovados em segundo turno

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Na noite de segunda-feira, 9 de outubro, a Câmara Municipal realizou sessão itinerante na AKLP, no jardim Karla. Nesta etapa, o Poder Legislativo esteve com os moradores das regiões da Vila A, Belvedere, Jardim Santa Rosa, Lancaster, Ipê, Jardim Estrela, Karla, Laranjeiras, Petrópolis, Canadá, Curitibano, Aporã, Condomínio Residencial Porto Seguro, entre outras. Além de acompanhar aprovação de projetos, os representantes da comunidade e a população em geral apresentaram reivindicações e debateram ideias com os vereadores.

Dentre os projetos aprovados está o que trata da Lei dos Mototáxis, proposto pelo vereador Kalito Stoeckl (PSD). A matéria recebeu aprovação unânime. Na mesma ocasião, o projeto da vereadora Anice Gazzaoui (PL), que estabelece diretrizes para proteção de órfãos do feminicídio; e o do vereador Jairo Cardoso (União Brasil), que cria o Projeto Bombeiro Mirim, entre outras pautas, também foram discutidos e aprovados.

Para o vereador Kalito Stoeckl, que é um dos representantes da região, ao lado do vereador Ney Patrício (PSD), a proximidade com a população ao debater sobre pautas diversas e votar projetos é essencial para que as duas partes sejam escutadas e conversem entre si em prol de melhorias e políticas públicas assertivas. “São muitas pessoas que às vezes não têm o acesso, não têm o contato com o vereador. Então a gente traz isso. Essa é a nossa ideia. A gente fica muito contente porque a população entendeu a ideia, escutou nosso apelo e veio em massa assistir a nossa sessão”, afirmou Kalito.

Acessibilidade no Transporte Coletivo

Na sessão itinerante também foi votado o Projeto de Lei n°81/2023, da vereadora Yasmin Hachem (MDB) que estabelece normas para o desembarque de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no transporte coletivo de Foz do Iguaçu. Em sendo sancionado pelo prefeito, a norma permitirá que esses usuários embarquem ou desembarquem fora do ponto de ônibus, em qualquer local onde seja permitido estacionamento, no trajeto regular da linha.

Comunidade lotou AKLP e participou com reivindicações

Durante a realização da sessão itinerante, com a presença também do presidente da Associação KLP, Nilton Rocha e outros membros da diretora, o público usou a tribuna popular e apresentou diversas reivindicações. Representando a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da Escola Cândido Portinari, Renata Camacho, fez um apelo em nome da juventude local, com relação às obras inacabadas da escola:

“Nossas crianças não podem esperar todos esses tempos. Nós estamos com as crianças lá, passando muitos problemas em dias que chovem e elas não têm um espaço para fazer as atividades delas. Não existe uma quadra coberta. Então, essas crianças, ou elas estão em sala de aula ou elas estão num sol escaldante de Foz do Iguaçu”, afirmou.

Anterior à fala da moradora, o vereador Cabo Cassol (Podemos) apresentou em sessão ordinária um requerimento questionando o Poder Executivo sobre as obras da escola, levantando dúvidas quando ao processo licitatório, prazos de início das obras e quais riscos iminentes às crianças quanto ao local e que meios de garantir essas seguranças estão sendo tomados.

Em março deste mesmo ano, Cassol também realizou questionamento referente à escola. Estas e outras proposições demonstra a preocupação da Casa em buscar por resoluções dos problemas informados pelas comunidades nas sessões itinerantes.

CLIQUE PARA VER MAIS FOTOS DA SESSÃO ITINERANTE