Preservação das abelhas: vereadores aprovam criação de projeto Jardins do Mel

por Diretoria de Comunicação última modificação 10/10/2022 13h07

Com objetivo da preservação e conservação de abelhas nativas sem ferrão, os vereadores Cabo Cassol (Podemos) e Anice Gazzaoui (PL) elaboraram e aprovaram um projeto que chama Jardins de Mel. A ideia é instalação e meliponários em escolas, hortas comunitárias, locais públicos, como praças e demais áreas verdes do município.

“A ideia é ter um caráter incialmente educativo. Que possamos levar para as crianças, escolas, para quem de modo geral se interesse por essa cultura das abelhas, que conheça e possamos expandir mais o projeto”, afirmou um dos autores, vereador Cabo Cassol (Podemos).

Os autores da proposta visitam a sede da Aliança Francesa em Foz, que já conta com a experiência. O diretor da escola, Celso Ramos, destacou: na pandemia eu me mudei pra cá pra isolamento social e comecei a estudar, há cerca de 2 anos. Aí comecei a fazer as caixas, criar iscas. É apaixonante. Estudando nós vemos a necessidade das abelhas no mundo.

“Parabéns à Aliança por esse Jardim de Mel e toda sociedade que entende a necessidade de avançarmos, o que será um incentivo para as escolas e natureza”, disse a vereadora Anice Gazzaoui (PL). A ideia é que o município possa desenvolver parcerias e convênios para fornecimento de caixas de criação racional e enxames de abelhas nativas, assim como para fornecimento de mudas de plantas melíferas, a fim de viabilizar ambiente favorável à alimentação e nutrição das abelhas nativas sem ferrão.