Presidente da Câmara informa na sessão aquisição de geladeiras especiais para as unidades de saúde

por Diretoria de Comunicação última modificação 24/10/2018 13h46
Setor de Vigilância Epidemiológica ressalta que os novos equipamentos adquiridos pela prefeitura são modernos e eficientes

No ato de fiscalizar e acompanhar o funcionamento do serviço público do município, o Presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, vereador Rogério Quadros, utilizou a palavra livre da última sessão ordinária para apresentar um relatório de visita à Divisão de Vigilância Sanitária e à Divisão de Vigilância Epidemiológica. O parlamentar foi conferir a estrutura do local e conversar com os servidores sobre melhorias conjuntas em favor do município.

“Tomei a iniciativa de visitar o departamento, que faz parte da Secretaria de Saúde e fica localizado na Vila Yolanda. É muito importante ter esse contato com os servidores, pois são profissionais que trabalham há muito tempo no setor. Além disso, são eles que vivem o dia a dia e vivenciam os problemas e as dificuldades. Perguntei como funciona o trabalho, conferi as demandas, pois é muito importante que o vereador conheça essa rotina do servidor público. ”

Novas geladeiras de armazenamento

Durante a visita, o Presidente também conheceu o setor onde as vacinas ficam armazenadas, e que recebeu sete novas geladeiras específicas para esse fim. Segundo informações levantadas pelos servidores, a Secretaria de Saúde adquiriu 38 geladeiras, do mesmo modelo, que contemplarão todas as unidades de saúde, as duas UPAs, CCZ e Hospital Municipal.

Em conversa com o Vereador Rogério Quadros, o enfermeiro Roberto Doldan, responsável pela Vigilância Epidemiológica, ressaltou que os novos equipamentos são modernos e eficientes. “Essas são as geladeiras indicadas pela ANVISA e atendem a necessidade de armazenamento dos imunobiológicos, que precisam ser mantidos em a uma temperatura de 6° a 8º, caso o contrário, inviabiliza a utilização dessa vacina. Essa geladeira é muita moderna, e mesmo sem energia, ela mantém a temperatura por 12 horas. Quando a temperatura altera, ela também manda um aviso para o celular, e assim podemos tomar providências mais rápidas. E é esse padrão de geladeira que vai estar nas unidades de saúde até o final do ano”, destacou Doldan.

Conforme acrescentou Rogério Quadros “existem ali muitas outras tecnologias mais específicas em prol da qualidade das vacinas para o povo. Porque vacina é uma questão de saúde pública e é de suma importância. Afinal, tudo ali é pago com dinheiro público e precisa ter um local adequado para armazenamento. Esperamos que essas geladeiras logo estejam disponíveis nas unidades e que possam atender a população e que essa questão possa ser resolvida pelo poder executivo.

registrado em: ,