Presidente da Câmara participa da posse do novo presidente do Tribunal de Contas

por mariafernanda — última modificação 24/01/2019 11h33
Beni Rodrigues também aproveitou a oportunidade para se reunir com o presidente da Assembleia Legislativa

O presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, Beni Rodrigues (PSB) participou na tarde de ontem (23) da posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Paraná, conselheiro Nestor Baptista. Na solenidade ocorrida em Curitiba, Beni esteve acompanhado da primeira secretária da mesa diretora, vereadora Rosane Bonho (Progressista) e do vereador Marcelinho Moura (Podemos) que já estava na capital para outros compromissos. Os vereadores também aproveitaram a oportunidade para visitar o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB).

“Tivemos um dia bastante proveitoso, com boas conversas com lideranças políticas. Chegamos de manhã e como a solenidade de posse do TCE era a tarde aproveitamos para fazer uma visita à Assembleia Legislativa em que os deputados eleitos tomam posse no próximo dia 1º. Fomos recebidos pelo presidente Ademar Traiano, que foi reeleito e deve permanecer na presidência. Falamos sobre vários assuntos e também pedimos apoio aos projetos de interesse da cidade”, relatou Beni.

A tarde ocorreu a posse do novo presidente do TCE, Nestor Baptista. Também foram empossados para o biênio 2019-2020 o novo vice-presidente, conselheiro Fabio Camargo; e o novo corregedor-geral, conselheiro Ivens Linhares. “Cumpridos os compromissos lá na capital, eu e a Rosane retornamos no último voo de ontem para Foz do Iguaçu e o Marcelinho ainda permanece em Curitiba para mais algumas agendas,” informou Beni Rodrigues.

Ao final da solenidade, o presidente Nestor Baptista sorteou o relator das contas do governador do Estado referentes ao exercício de 2019. A função caberá ao conselheiro Ivan Bonilha.

Diretrizes do TCE

Em nota sobre a posse da nova direção do TCE, a assessoria divulgou que a meta principal de Baptista será a de combater permanentemente a "esperteza" na administração pública, fazendo do Tribunal de Contas do Estado partícipe das transformações que ocorrem no Paraná e no Brasil.

Presentes ao evento o governador do Estado, Ratinho Júnior (PSD); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; o novo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Adalberto Xisto Pereira; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Flávio Berti; o procurador-geral do Estado, Ivonei Sfoggia; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Luiz Taro Oyama; além de ex-governadores, deputados, ex-deputados e conselheiros aposentados.

Trabalho e experiência no Tribunal

Presidente do TCE-PR em outras duas oportunidades (entre 1994 e 1995 e de 2007 a 2008), Baptista foi saudado pelo conselheiro Ivan Bonilha, que recordou sua trajetória como radialista e deputado estadual. "Poucas vezes vi uma sintonia como no caso do Tribunal de Contas do Paraná e você. A Casa sente você como parte dela", declarou Bonilha. Entre outras realizações, Baptista foi responsável pela criação da Escola de Gestão Pública. Atualmente, a unidade capacita milhares de servidores e gestores públicos em todo o Paraná.

Ao se despedir do cargo que ocupou no biênio 2017-2018, o conselheiro Durval Amaral considerou que a função foi uma "experiência única". Após três décadas de atuação no Poder Legislativo, como deputado estadual, e no Executivo, onde foi secretário de Estado, Amaral foi empossado conselheiro do TCE-PR em 2012. Entre as inúmeras realizações de sua gestão, destacou a fiscalização concomitante dos atos de gestão, dos editais e da qualidade do asfalto, procedimento que evitou o desperdício de milhões de reais aos cofres públicos.

O novo presidente do Tribunal

Natural de Ponta Grossa, Nestor Baptista, 70 anos, é advogado e jornalista. Foi deputado estadual por uma década, entre 1979 e 1989, ano em que foi nomeado conselheiro do TCE-PR. Na corte, exerceu a presidência duas vezes (1994-1995 e 2007-2008). Foi vice-presidente em três mandatos (2003-2004, 2006 e no atual, 2017-2018) e corregedor-geral em três (1990-1991, 2000-2002 e 2011-2012).

Clique aqui para mais fotos

registrado em: