Presidente da Comissão de Segurança Pública na Câmara, vereador Adnan El Sayed, se reúne com autoridades para discutir medidas de segurança nas escolas do município e combate a disseminação de fake News

por Alanis Cavalheiro última modificação 20/04/2023 12h23

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara Municipal intermediou uma reunião extraordinária nesta quinta-feira, 12 de abril, para discutir meios de combater a disseminação de fake news, tal como alternativas para evitar e conter possíveis ameaças reais no município.

A roda de conversa, que foi proposta pelo vereador Adnan El Sayed (PSD), que é presidente da Comissão de Segurança Pública, integrada também pelas vereadoras Protetora Carol (PP) e Yasmin Hachem (MDB), reuniu autoridades dos órgãos de educação: Secretaria Municipal de Educação, Guarda Mirim e Núcleo Regional de Educação, e segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho de Segurança Municipal de Foz do Iguaçu e Secretaria Municipal de Segurança Pública. Além das autoridades e dos integrantes da Comissão, estiveram presentes os parlamentares: Anice Gazzaoui (PL); Cabo Cassol (Podemos), Marcio Rosa (PSD), Dr. Freitas (PSD) e o presidente da Casa, João Morales (União).

Durante a reunião, diversos atores das áreas contribuíram com informações, medidas e sugestões para impedir a crescente disseminação de informações falsas e conter possíveis ameaças contra a vida de crianças e adolescentes das redes de ensino na cidade.

Silvana Garcia, do Núcleo Regional de Educação, apontou a relevância de ter os órgãos de segurança e educação operando juntos: “É uma discussão importante para o momento e delicada. Não podemos deixar de dar nossa atenção e acalmar a população”. A mesma também informou que a Secretaria produziu um material com orientações aos professores, pais e alunos a respeito do tema e com as devidas orientações e ressaltou: A participação dos pais é importantíssima. Se o pai orientar o filho, já é meio caminho andado. Tivemos casos essa semana, como uma em que o aluno colocou uma faca na mochila, não porque ele iria fazer algo, mas porque ele estava assustado e queria se defender".

Dentro dessas informações, autoridades e vereadores destacaram a importância de ter um protocolo de triagem para quem entra nas escolas e também uma medida para implementar o detector de metais e evitar situações de risco. Correspondentes da Polícia Militar apontaram o serviço já prestado nos colégios estaduais da cidade e destacaram que seguirão contribuindo e orientando professores e pais através da patrulha escolar, que vem trabalhando há anos no município.

O Vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio, esteve presente representando o Prefeito Chico Brasileiro, este que estava com uma reunião agendada com o Ministro da Justiça para viabilizar as câmeras de segurança nas escolas. Sampaio destacou que todos órgãos de inteligência estão trabalhando de forma integrada em prol da comunidade local.

“Hoje a gente precisa acalmar a população e aliviar a tensão. Cabo Cassol sugeriu terceirizar o serviço de segurança nas escolas a médio prazo, um meio de agir rapidamente, para daí se pensar no longo prazo. Pensar no munícipe, nos pais que estão preocupados. Confiamos na Polícia Militar, mas sabemos que o efetivo é pouco. Tudo precisa ser pensado e planejado. Hoje precisamos distensionar”, sugeriu o Presidente da Casa de leis, vereador João Morales (União), sobre as medidas anunciadas pelo Executivo.

O Guarda Marcelo Yarid apontou medidas cruciais para acalmar a população, como o incentivo nas divulgações dos contatos de emergência. “As pessoas não têm os números de emergência na cabeça, elas não sabem. Em casos de emergência você não vai ligar para a secretária de educação e sim para os órgãos competentes”, destacou. Em seguida, o GM alertou quais números podem ser utilizados para contato: 153 - Guarda Municipal; 181 e 197 - Polícia Civil; 192 - SAMU; 193 – Bombeiros.

O Tenente-coronel Marcos Antonio Jahnke agradeceu as sugestões feitas pelos vereadores e autoridades da Educação e informou que a Secretaria de Segurança pretende realizar um “estudo visando colocar mais guardas municipais nas escolas”, sem prejudicar os demais setores que demandam atenção também.

Questionando a respeito das seguranças em escolas particulares, Monica Medeiros, representando o grupo de 290 pais da rede particular, também realizou sugestões. O proponente da conversa, Adnan, esclareceu as dúvidas: “A reunião tratou prioritariamente das escolas públicas, mas não exclusivamente, dessa forma estendendo o atendimento e serviços as escolas particulares do município. Tantos as rondas, como patrulhas e orientações serão destinadas a todas as escolas, públicas e particulares”.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS DA REUNIÃO