Presidente destaca boa notícia sobre homologação da pista do aeroporto após cobranças da Câmara

por Diretoria de Comunicação última modificação 22/03/2024 14h03
Requerimentos de João Morales e posicionamentos de vereadores de Foz do Iguaçu cobraram posicionamento; Concessionária anunciou medidas

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu terá obras complementares na extensão da pista para que finalmente seja homologada. O anuncio da concessionária aconteceu após cobranças do Poder Legislativo com repercussão na imprensa e no setor turístico. O atraso na homologação causa prejuízos para a economia da cidade, um dos principais destinos turísticos do Brasil. Segundo nota oficial da CCR, a empresa deve investir aproximadamente R$ 20 milhões para os ajustes necessários para a homologação esperada desde 2021. O presidente da Câmara de Foz, João Morales (União Brasil), autor de requerimentos sobre o assunto destacou a boa notícia.

“Preocupados com a homologação do Aeroporto Internacional, fizemos um requerimento para as duas empresas, tanto para a Infraero (antiga concessionária) quanto para a CCR”, afirmou Morales. O requerimento 144/2024 questionou a respeito da extensão da pista de pousos e decolagens, quais eram as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) faltantes para a liberação da pista.

Após os questionamentos interpostos pela Câmara, a CCR respondeu que vai finalizar as obras, instalar equipamentos necessários e realizar a homologação junto à ANAC. “Estamos felizes porque é uma pauta que nós abraçamos e hoje vemos o resultado anunciado ao país inteiro. É um orgulho servir a essa cidade e ter respostas ao que nós solicitamos,” comentou o Presidente da Câmara.

Segundo a CCR, a pista de pousos e decolagens passará de 2.194 metros para 2.858 metros, consolidando como a segunda maior da região Sul. Entretanto, a operação plena não será imediata, devendo começar a partir de março de 2025.