Prestação de contas da Fartal destaca estrutura, segurança e estímulo aos artistas e comerciantes locais

por Diretoria de Comunicação última modificação 15/08/2018 15h31
Diálogo entre equipe da Fundação cultural e Vereadores aconteceu nesta manhã (15)

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu iniciou uma série de reuniões com gestores da prefeitura para apresentação de relatório de atividades das pastas, debate sobre soluções para as demandas da comunidade e exposição do plano de metas.  Os encontros vão ocorrer sempre ás quartas-feiras às 10h30. Hoje (15) o Diretor-Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues e duas diretoras compareceram ao Legislativo onde prestaram contas da Fartal 2018 e apresentaram o planejamento das ações a serem desenvolvidas neste ano.

Conforme as informações repassadas aos vereadores, o evento atraiu um público aproximado de 230 mil pessoas nos quatro dias. Juca falou do orçamento, despesas com a estrutura da feira, shows e atrações que ficaram disponíveis à população. O gestor abordou também parceria com todas as forças de segurança, sistema monitorado com câmeras, destacando que não houve nenhum incidente registrado pelas polícias durante a feira.

“Tentamos elevar o padrão da Fartal, retomando a credibilidade do evento. É uma festa para entrar para o Turismo Cultural do município e para isso ela precisa de parcerias, investimento”, afirmou Juca. No tocante ao turismo cultural, Juca afirmou que Foz recebe aproximadamente dois milhões de visitantes ao ano e ele acredita que o município com incremento da vida cultural (assim como aconteceu na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul), com teatros, shows, possa receber até oito milhões de pessoas.

Números da Fartal

Com relação aos valores arrecadados na realização da Fartal foram: Parque de diversão R$ 40.200,00; venda de ingressos arena show R$ 86.346,50 e ExpoFoz estandes e tendas R$ 101.000,00. O total é de R$ 227.846,50 em arrecadação com a feira.

Dentre as despesas com a realização do evento foram: Organização e preparação do Parque de eventos R$ 241.471,17, o que compreende material gráfico, de comunicação visual, monitoramento, grades, calhas, extintores, transporte. Estrutura para a realização de atividades do evento R$ 663.936,26 compreendendo estrutura de palco, sonorização, segurança das tendas. A realização de shows e atividades culturais R$ 1.193.731,67, tais como: apresentação de artistas, direitos autorais, locação de móveis para camarins, registros de atividades (fotografia). O total é de R$ 2.099.139,10.

Entidades beneficiadas

O Diretor da Fundação também falou das entidades beneficiadas com a feira, como Clube de mães, colônia de pescador, APAE, APASFI, Associação Viva Bia, Nosso canto, Cooperativa de Artesãos, dentre outras. “Tem entidades que estão construindo barracão próprio com recursos que arrecadaram de suas vendas na Fartal, então a Feira também tem essa função de incentivar e proporcionar visibilidade e retorno para pequenos comerciantes, produtores e entidades”, disse Juca Rodrigues.

A vereadora Rosane Bonho levantou uma questão de dificuldade do quadro de efetivos da Fundação Cultural, que atualmente é de oito pessoas, para planejar e executar eventos desse porte no município. Nesse sentido, ela disse que será favorável a um projeto que deve entrar em tramitação na Casa, viabilizando concurso para a instituição. Os vereadores Rogério Quadros, Celino Fertrin e Anderson Andrade destacaram o sucesso da Fartal e pontuaram algumas questões como incremento na parceria com entidades e mais lixeiras no local de realização.

O incentivo aos artistas locais, que nesta edição contou com a apresentação de 230, foi um dos pontos debatidos na reunião. “Todos os eventos feitos pela Fundação possuem edital para artistas locais. São pessoas às vezes reconhecidas internacionalmente e temos de estimular toda a produção de cultura do município”, ressaltou Juca. O próximo evento da Fundação Cultural debatido na reunião é a Feira do Livro em setembro.

Para mais fotos da reunião, acesse: https: //bit.ly/2B9QO82