Primeira médica árabe de Foz, Dra. Raja Aref, recebe o título de Cidadã Honorária

por Herika Quinaglia última modificação 01/09/2023 14h42
Reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade foi proposto pelo vereador Márcio Rosa

Foto: Christian Rizzi

A Câmara Municipal homenageou na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, a pediatra Dra Raja Aref Reda com o título de Cidadã Honorária de Foz do Iguaçu em reconhecimento aos serviços prestados à população. O proponente da honraria, vereador Marcio Rosa (PSD), falou sobre a história de vida e a destacou como a primeira médica mulher a trabalhar em Foz do Iguaçu, sendo de família de descendência árabe. “Veio a Foz do Iguaçu enfrentando os preconceitos e dificuldades. Fez muito pela cidade e continua contribuindo. Por isso entregamos o título de cidadã honorária. Mesmo não nascida nesta terra passa a ser adotada por Foz do Iguaçu, onde temos a honra de conceder uma chave com porta aberta para entrada e saída nesta cidade“, declarou o vereador.

O juiz Antonio Lopes de Noronha Filho, diretor em exercício do Fórum, usou a tribuna para agradecer a homenageada pelos serviços prestados:Saiba que sua presença em Foz do Iguaçu é uma verdadeira benção. Seu trabalho tem impactado positivamente a vida de inúmeras crianças e suas famílias, trazendo esperança e conforto nos momentos mais difíceis. Que esse título seja um estímulo para que você continue exercendo sua profissão com excelência e para contribuir para o desenvolvimento infantil em nossa cidade”.

Após receber a placa acompanhada pelo pai, Aref Hussein Reda, a mais nova cidadã honorária externou agradecimentos: “Esse título de cidadã honorária não é só meu. É de todos os imigrantes, é das mulheres, dos médicos, das pediatras. Hoje estou representando várias classes, vários segmentos. Foz do Iguaçu nestes quase 30 anos que estou aqui cresceu e eu cresci junto. Só tenho a agradecer a minha família, meus amigos, aos meus colegas e aos meus companheiros de trabalho.

Finalizando a solenidade, o vereador Jairo Cardoso (União Brasil), que presidiu a sessão solene, afirmou que “é notável uma trajetória que personifica a resiliência e paixão pela medicina e sua dedicação em diversas áreas da pediatria. “Honramos não apenas as realizações, mas também o legado dos jovens imigrantes libaneses que escolheram essa cidade como seu lar. Este título é um testemunho do compromisso e do amor ao próximo”, declarou Jairo.

Autoridade Presentes

Compuseram a mesa as autoridades: Juiz direito e Diretor em exercício do Fórum da Comarca de Foz do Iguaçu, Dr. Antonio Lopes de Noronha Filho; Diretor Clínico do Hospital Unimed, Dr.André Maia; Presidente da Unimed, Isidoro Villa Mayor; Delegado da Polícia Civil de Foz do Iguaçu, Geraldo Evangelista; Vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP); Vereador Jairo Cardoso (União) e Vereador Marcio Rosa.

Prestigiaram a homenagem: Médico mastologista e ginecologista, Dr.Pedro Franco; Médico Pneumologista, Luiz Henrique Zaions; Médico Pediatra, Dr.Kennedy Long; Diretor clínico da Unimed, André Maia; Médico ginecologista, Dr.Ali Bakri.

História de vida

Filha de imigrantes libaneses, graduou-se em medicina na Universidade Católica de Pelotas – RS em 1992, onde também concluiu a residência médica em Pediatria. Tornou-se a primeira médica árabe da cidade de Foz do Iguaçu.

Trabalhou no pronto socorro, na UTI neonatal e na sala de perto da Santa Casa Monsenhor Guilherme.

Entre 2004 e 2005 foi professora de nutrição, fisioterapia e enfermagem. Recepcionou mais de 4 mil recém-nascidos em sala de parto. Hoje é chefe do serviço de Pediatria do Hospital Unimed. Representa a Sociedade Paranaense de Pediatra em Foz do Iguaçu e proprietária da clínica que leva o nome de seu pai, Aref Reda.

FOTOS DO EVENTO CLIQUE AQUI