Primeiras medidas para melhorar a saúde geram expectativas na Câmara

por mariaeduarda — última modificação 10/05/2019 13h01
Secretário Nilton Bobato falou sobre ações de impacto e pediu apoio dos vereadores

O Secretário Municipal de Saúde Nilton Bobato compareceu à Câmara Municipal de Foz de Iguaçu na última quinta-feira (09), para apresentar estratégias de gestão para o Hospital Municipal. Durante a apresentação, ele anunciou um pacote com mais de 15 medidas a fim de trazer melhorias na saúde pública. Na oportunidade, ele ressaltou a importância da ação conjunta, entre vereadores e a Secretaria Municipal de Saúde.
Uma das preocupações é que desde dezembro do ano passado, o repasse de R$ 2,5 milhões feito pelo Governo do Estado foi suspenso. Bobato então solicitou ajuda da Câmara em defesa de Foz do Iguaçu para que os repasses sejam retomados. Na manhã desta sexta-feira (10), ocorreu uma reunião no plenário com o prefeito Chico Brasileiro, vereadores e os deputados Hussein Bakri (líder do Governo do Estado), Soldado Fruet e o Delegado Fernando. Segundo Bakri, o diálogo desta sexta-feira foi um importante passo para solução do problema.

Para Nilton Bobato, “não é justo que a cidade continue pagando sozinha o atendimento do Hospital Municipal, como se não pertencêssemos ao Estado do Paraná. Somando esses seis meses, já são mais de R$ 12 milhões que o município desembolsou para atender toda a região”.
Dentre as medidas que serão tomadas, o secretário mencionou a contratação de novos profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares, coleta de exames, gerentes 24 horas nas UPAs, melhoria dos fluxos de atendimento, desburocratização para agendar consultas e redução das filas de espera.
A qualidade no atendimento também será prioridade. Casos de erro médico e denúncias sobre mau atendimento serão todas apuradas. “Nós hoje estamos suspendendo quatro médicos das UPAs devido a acusação flagrante de erro médico grave. A direção clínica da UPA encaminhou os casos para o CRM e até que eles investiguem, analisem a conduta médica, esses médicos não entrarão mais nas escalas”.
Os vereadores aproveitaram o encontro para destacar a importância de informativos nas unidades de saúde, garantindo acesso dos parlamentares no cumprimento do dever de fiscalizar. A presidente da comissão de saúde, Rosane Bonho convidou o secretário para uma nova reunião. “Confirmei com o Bobato que estaremos sim convocando ele através de um Ofício, para uma reunião nas salas de comissões, junto com os 15 vereadores para discutirmos junto com o Executivo, a melhor situação para o município de Foz do Iguaçu.

Assista a reportagem da TV Câmara: