Processo de revitalização de quiosques tem participação decisiva da Câmara

por Diretoria de Comunicação última modificação 22/08/2018 14h21
Reivindicação da população provocou debates no Legislativo e encaminhamento de solução pela prefeitura

O Executivo anunciou nesta semana a licitação dos quiosques da Avenida Brasil, rua Rio Branco e Avenida Paraná com revitalização das estruturas, algumas delas em estado de abandono. O Legislativo teve fundamental importância no processo que resultou na nova licitação dos 11 espaços. Mais do que a revitalização, o município vê a ação como oportunidade de desenvolvimento da economia e gastronomia de Foz do Iguaçu.

O Presidente da Câmara, Rogério Quadros, comentou que por muitos anos esses espaços ficaram abandonados, e alguns utilizados de forma irregular. “Agora, com a possibilidade de fazer essa licitação, os espaços em abandono podem ser ocupados por empreendedores. Na Avenida Paraná, por exemplo, vinham usando como abrigo e até para uso de drogas”, lembrou.

Segundo Rogério, houve reclamação da população pelo abandono dos espaços, principalmente na Avenida Paraná pelas pessoas que ali caminham e fazem atividades. “A Câmara teve um amplo debate sobre a utilização e o abandono do local e aprovamos os projetos da prefeitura. Estamos contentes porque deu resultado e o Município lançou a nova licitação nesse trabalho conjunto do Legislativo com o Executivo. Esperamos que tudo se encaminhe da forma correta e perfeita para que esses espaços sejam bem utilizados”, destacou o presidente.

Benefício para a cidade

O líder do Executivo na Casa, Vereador Jeferson Brayner, observou que os pontos comerciais estão localizados em espaços estratégicos da cidade, onde há grande fluxo de pessoas. “Portanto muitos têm interesse em desenvolver suas atividades comerciais nesses quiosques. Por se tratar de espaços públicos, a principal preocupação é lidar com o processo de forma isonômica e por esse motivo a necessidade de licitação, na qual todos os interessados terão chances iguais. Com isso, a cidade ganha, pois, temos a movimentação da economia, geração de empregos e o cuidado e preservação desses quiosques que são patrimônio público”.

Modernização

De acordo com o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, a licitação é uma oportunidade de modernização dos espaços e de desenvolvimento da gastronomia e da economia local. “A revitalização vai tornar o comércio da Avenida Brasil mais dinâmico na maior parte do dia e da noite, como ocorre com as avenidas comerciais de cidades turísticas do mundo todo. E com a possibilidade de abertura das lojas francas e posterior revitalização da Rua Rebouças e da terceira pista da Avenida JK, o centro da cidade ficará mais agradável aos moradores e turistas”, afirmou.

Piolla disse que a licitação dos quiosques das Avenidas Brasil e Paraná faz parte das metas assumidas pela secretaria. “Quando assumimos, nos deparamos com uma série de problemas que tínhamos que enfrentar. Os quiosques da Brasil estavam com a concessão vencida e precisando passar por uma revitalização urgente. Vencedores terão que fazer reforma dos espaços respeitando projeto original. Já os quiosques da Paraná estavam abandonados e agora serão ocupados: vão gerar emprego e renda para diversas famílias”, completou Piolla.

O edital da licitação pode ser requerido pelo e-mail: crispina.cfn@pmfi.pr.gov.br e mais informações pelo telefone: (45) 2105-1367.

registrado em: