Professora Iracema Dariz é condecorada Cidadã Honorária de Foz do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 08/07/2019 11h00

Com um discurso que é uma ode à educação, buscando a valorização do saber, dos professores, da educação como instrumento que dá poder e liberta, a Professora Iracema Luiza Curra Dariz foi congratulada nesta sexta-feira, 05 de julho, com o Título de Cidadã Honorária de Foz do Iguaçu. A honraria foi proposta pela vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT). O Presidente Beni Rodrigues abriu a sessão solene, mas a proponente assumiu a condução do evento.

Marcaram presença os vereadores Rogério Quadros (PTB), Marcio Rosa (PSD), Anderson Andrade (PSC), Elizeu Liberato (PR), Rosane Bonho (PP), Marcelinho Moura (Podemos) e Marino Garcia (Sem partido). Durante a sessão solene, Manuel Lidório, da Guarda Municipal, fez uma singela homenagem cantando as músicas “Saber amar” e também “Eu quero apenas”, de Roberto Carlos. Diversos amigos, autoridades e pioneiros de Foz do Iguaçu prestigiaram a solenidade.

A autora da homenagem, vereadora Nanci Rafagnin Andreola, destacou que “é com muito prazer que a Casa aceitou o nome da professora Iracema como cidadã honorária da cidade. Eu cheguei até aqui graças a vocês. Essa homenagem é simples, mas é de coração, amor e gratidão. Agradecemos o amor, respeito por todos que fizeram essa cidade”.

Representando o Prefeito Chico Brasileiro, o secretário de Governo, Tenente-coronel Jahnke, se pronunciou: “Pessoas como a senhora devem ser homenageadas porque são professoras. A gente percebe quando o título é importante pela emoção do homenageado. Isso representa uma vida dedicada ao próximo através da educação. Se não fossem eles, não seríamos médicos, dentistas, militares. A senhora foi uma das precursoras na criação de diversos colégios aqui no município. Foz do Iguaçu sente-se orgulhosa pelo fato de estar sendo congratulada. O maior incentivo que a senhora fez foi fazer com que três irmãs seguissem a mesma profissão da senhora”.

Emoção e gratidão

Após receber o título, Dona Iracema externou a emoção e gratidão. “Quero agradecer a minha querida aluna Nanci. Essa homenagem é para todos os professores, é para educação. A educação é tudo, dá poder, dá liberdade, é a única forma de poder viver bem, em sociedade, em seu país, no seu espaço. Nós, professores, sempre tivemos essa preocupação em fazer com que nossos alunos valorizassem o saber. É só através dele que conseguimos ser o que somos. Tivemos êxito ao conseguir outras escolas para Foz do Iguaçu, até porque atendíamos seis municípios da região”, declarou Iracema.

A homenageada agradeceu, ainda, aos amigos, professores e profissionais da educação que estiveram presentes. “Pais e alunos, repitam aos seus filhos: estude porque é estudo poder, não poderão tirar isso de você nunca, conhecimento é liberdade do ser humano. Ninguém é nada se não passa por bancos escolares, se não estuda. Pela primeira vez, nós da educação recebemos essa homenagem. Ser professor é como ser mãe. O verdadeiro professor é alma e coração”, finalizou.

História

Iracema Dariz chegou a Foz do Iguaçu em 1961 onde foi lecionar no Colégio Estadual Bartolomeu Mitre. Assumiu em 1969 o cargo de inspetora do ensino médio da 44ª Inspetoria Regional de Ensino quando superou diversos obstáculos para a realização de seu trabalho e também defendeu e lutou por investimentos na educação.

Mais fotos em "fotos do dia": https://www.fozdoiguacu.pr.leg.br/institucional/fotos/fotos-do-dia/fotos-do-dia

Assista a reportagem da TV Câmara:

registrado em: