Projeto autoriza empresas a adotar lixeiras públicas e explorar publicidade

por Elaine Macena última modificação 23/11/2023 12h13
Projeto autoriza empresas a adotar lixeiras públicas e explorar publicidade

Foto: Câmara Foz

Em uma iniciativa para melhorar a limpeza pública em Foz do Iguaçu, o vereador Adnan El Sayed (PSD) apresentou o Projeto de Lei nº 4/2023, aprovado por unanimidade. A proposta permitirá explorar o espaço de publicidade, os estabelecimentos comerciais poderão instalar lixeiras, tornando as ruas mais limpas e atrativas. O projeto propõe que empresas, associações e o município possam instalar as estruturas em locais públicos, em frente aos comércios, seguindo padrões e critérios estabelecidos pela Prefeitura. A manutenção, retirada do lixo e a exploração publicitária nas lixeiras são de responsabilidade de quem instalou.

De acordo com o vereador Adnan El Sayed, o projeto que para se tornar lei depende da sanção do prefeito, “vai deixar as ruas de Foz do Iguaçu mais lindas. Além disso, vai permitir que os comércios façam as propagandas e em contrapartida, aumentará o número de lixeiras na cidade”.

Contudo, a proposta impõe restrições às propagandas eleitorais, produtos nocivos à saúde e estabelece a inclusão de informações sobre o tipo de material a ser descartado. O objetivo é melhorar a limpeza das vias públicas, minimizar custos do serviço público e contribuir para uma estética urbana.