Projeto busca reconhecer Associação “Assim Eu Vejo” como utilidade pública municipal
A Câmara Municipal analisa o Projeto de Lei nº 141/2025, de autoria do vereador Bosco Foz (PL), que visa declarar de utilidade pública a Associação Iguaçuense de Apoio aos Deficientes Visuais, Assim Eu Vejo. A proposta busca reconhecer oficialmente o trabalho desenvolvido pela entidade, que atua há anos na promoção da inclusão, valorização da cidadania e qualidade de vida das pessoas com deficiência visual em Foz do Iguaçu.
A Associação tem como o objetivo defender os direitos das pessoas cegas e com baixa visão, realizando oficinas de Braille e tecnologia assistiva, eventos sociais e campanhas de conscientização. Segundo a justificativa do Projeto, o reconhecimento como utilidade pública reforça o compromisso da Câmara com iniciativas inclusivas e sociais. Caso aprovado e sancionado, a nova Lei permitirá à entidade ampliar suas ações, acessar novos convênios e continuar seu trabalho essencial para a comunidade iguaçuense.
O vereador proponente, Bosco Foz (PL), falou sobre a importância do reconhecimento: “Essa é uma associação que visa a promoção, inclusão, autonomia e a qualidade de vida dos deficientes visuais. É com muita honra e um coração grato, que eu tenho o privilégio de poder trazer para a nossa Câmara de Vereadores a entrega deste Projeto”, concluiu.
O Presidente da Associação, Walace dos Santos, comentou: “Queria agradecer esta oportunidade. Os vereadores sabem a nossa luta e o quanto a Associação tem lutado nesses dois anos. Muito obrigado por esse olhar voltado para nós. Esse projeto vai alcançar, mais ou menos, três mil pessoas com deficiência visual que temos na nossa cidade. Trazendo mais políticas públicas, com recursos e acessibilidade”.