Projeto que cria Hub de Talentos e Oportunidades em Foz está em análise do Legislativo

por Redação/CMFI última modificação 19/09/2025 13h31
Texto pretende incentivar o empreendedorismo, a economia criativa e a inovação tecnológica no município
Projeto que cria Hub de Talentos e Oportunidades em Foz está em análise do Legislativo

Foto: Imagem Ilustrativa - Canva

Articular a criação de um Hub de Talentos e Oportunidades para empregadores e trabalhadores, unindo o Poder Público, a iniciativa privada, instituições de ensino e a sociedade civil. Esse é o objetivo do Projeto de Lei n° 196/2025, que tramita na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. De autoria do vereador Beni Rodrigues (PP), a proposta está sob análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. O principal objetivo do projeto é apoiar iniciativas de empreendedorismo, economia criativa e inovação tecnológica, fomentando a geração de empregos, a capacitação profissional e a intermediação da mão de obra.

A ideia é que o Hub seja uma estratégia para conectar profissionais, empresas e instituições de ensino, centralizando serviços em um único ambiente. Isso permitirá maior eficiência na gestão de vagas, no acesso a treinamentos e na orientação profissional, ampliando o alcance das políticas de empregabilidade.

O projeto também prevê mapear e identificar demandas do mercado local e regional para alinhar a formação de profissionais às necessidades econômicas das regiões, facilitando, assim, a integração de trabalhadores em situação de vulnerabilidade social.

O Hub poderá contar com parcerias para estabelecer pontos de apoio dentro de instituições públicas e privadas do município que disponham de salas, auditórios e laboratórios para uso compartilhado. De acordo com o Projeto, essa estratégia busca reduzir custos de construção e manutenção, além de ampliar a capacidade das ações do Hub junto à comunidade acadêmica e empresarial. O Hub também poderá contar com posto de atendimento para intermediação de vagas de emprego e núcleo de apoio ao microempreendedor, a startups e a negócios de impacto social.

Infraestrutura Digital

A proposta é que a plataforma digital inclua cadastros de empresas para o contato eletrônico com empregadores, com a possibilidade de registro de vagas de emprego, estágios e outras oportunidades de trabalho, além da disponibilização de cursos, oficinas e conteúdos de capacitação em formato remoto.  O Poder Executivo poderá celebrar convênios ou parcerias tecnológicas com entidades públicas e privadas para o desenvolvimento, manutenção e o aprimoramento da plataforma. 

Recursos Humanos

O projeto estabelece que a operação do Hub de Talentos e Oportunidades poderá ser realizada com recursos humanos já existentes na estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura, por meio de realocação de servidores, sem a necessidade imediata de novas contratações.