R$ 5,1 milhões economizados pela Câmara neste ano vão ajudar a população

por Herika Quinaglia última modificação 21/12/2023 17h41
Recurso economizado durante o ano estará na conta da Prefeitura nesta sexta-feira
R$ 5,1 milhões economizados pela Câmara neste ano vão ajudar a população

Foto: Christian Rizzi

A Câmara de Foz do Iguaçu economizou R$ 5,1 milhões neste ano de 2023. O montante será devolvido para reforçar o caixa da Prefeitura. A transferência eletrônica será feita nesta sexta-feira, 22 de dezembro e os valores entram no caixa do Município como recursos livres para serem aplicados em benefício da população. A definição das áreas a serem contempladas é exclusiva do prefeito.

O presidente da Câmara, João Morales (União Brasil) destacou que o montante é resultado de cortes, por exemplo, com aluguéis e várias outras medidas de contenção de gastos, com o apoio dos integrantes da mesa diretora e de todos os vereadores.  “Isso é um grande ganho do nosso município, com o apoio da Câmara Municipal junto com seus 15 vereadores”, ressaltou.

Segundo Morales, os demais membros da Mesa Diretora, por meio de diversas reuniões, tomaram decisões que viabilizassem a redução de gastos e gerasse o montante economizado.  “É uma medida que fortalece a cooperação entre os poderes, a Câmara Municipal optou pela devolução em decorrência de economias realizadas na Casa de Leis”, afirmou.

Sugestões ao Poder Executivo

Por lei, a Câmara de Vereadores não tem poderes para decidir onde o Executivo vai investir os recursos economizados e devolvidos, mas o presidente João Morales sugeriu ao prefeito utilizar R$ 4 milhões deste valor para atender a área da educação, em especial como reforço para o vale-alimentação reivindicado pelos professores; e R$ 1 milhão para o Banco de Projetos do Município, que é uma solicitação do Codefoz.

Para o ano que vem, a Câmara também cortou outros R$ 2 milhões do próprio orçamento para ajudar a prefeitura a atender à demanda dos professores. João Morales comentou que os vereadores estão juntos com os professores nas pautas apresentadas à prefeitura no movimento deflagrado neste ano, sendo uma das reivindicações a implantação do vale-alimentação.