Radialista e advogado Nelso Rodrigues recebe Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu

por Alanis Cavalheiro última modificação 14/08/2023 13h15
Honraria reconhece as décadas de atuação do homenageado na área da comunicação e em defesa do interesse coletivo

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Em reconhecimento às notáveis realizações em prol da comunicação e do desenvolvimento social ao longo de uma trajetória marcante em Foz do Iguaçu, a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Honorário ao radialista Nelso Rodrigues. A sessão solene aconteceu na sexta-feira, 11 de agosto, com a presença de diversos jornalistas, radialistas, empresários e agentes políticos. A banda do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado abrilhantou o ato com músicas e a execução do Hino Nacional e do Hino de Foz do Iguaçu. A honraria é assinada pelo vereador Ney Patrício (PSD) e com aprovação unânime na casa de leis.

“Defende as causas de Foz”

Nelso Rodrigues nasceu em 21 de setembro de 1957 no município de Iraí, no Rio Grande do Sul. Envolvido com rádio desde novo, aos 15 anos, começou a trilhar a carreira como comunicador na Rádio Capanema, onde posteriormente passou a ser coproprietário. Com uma trajetória repleta de experiências, o radialista trabalhou em várias estações de rádio, incluindo a Rádio Cultura em Foz do Iguaçu, adquirida em sociedade em 2010.

A emissora, conforme define o radiodifusor, tornou-se a voz do povo, abordando questões de interesse coletivo e implementando o debate promovendo a comunicação democrática. Para Ney Patrício, proponente da homenagem, Nelso é destacado como um cidadão que defende as causas da cidade: “Em todos seus debates, críticas ou ouvindo dos munícipes, além de diversas autoridades que ele entrevista, sempre tem a defesa de Foz. Esta homenagem é justa, e quero agradecer a todos os vereadores pela votação unânime em reverenciar o Dr. Nelso como cidadão honorário de nosso município”, afirmou.

Na tribuna, ao agradecer a honraria, o mais novo Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, estendeu cumprimentos a todos os vereadores que assinaram a concessão do título. Nelso apontou a realidades do jornalismo na modernidade e como tem sido esse desafio. “É verdade que a tecnologia, com o surgimento das redes sociais e envolvimento de ter uma escolha política partidária de alguns órgãos de comunicação, acabaram dividindo a sociedade brasileira. Nisso, se discute política principalmente de forma beligerante e até raivosa”. Nelso comentou sobre a necessidade de reflexão sobre a necessidade de investir no debate, inteirando que “uma sociedade democrática e tagarela discute seus problemas. Temos que discutir no campo da razão”.

Comunicadores e autoridades prestigiaram a solenidade

Na solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário a Nelso Rodrigues, participaram da mesa de honra os deputados federais Vermelho e Luciano Alves; o vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio; o secretário municipal de Agricultura, Vilmar  Andreola; a chefe da comunicação social da Itaipu Binacional, Paula Hedler, representando o diretor-geral brasileira Ênio Verri; o presidente da Câmara, João Morales (União Brasil) e os vereadores Adnan El Sayed (PSD), Marcio Rosa (PSD), Kalito Stoeck (PSD) e Rogério Quadros (PTB).

Também marcaram presença na cerimônia de entrega: Tércio Albuquerque - ex-presidente da Câmara e Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu; Marcos Samek, representante Jorge Samek – ex-diretor da Itaipu; Nelton Friedrich – ex-diretor da Itaipu e ex-deputado; Cassiano Ribas – representando o deputado estadual Matheus Vermelho; Fernando Duso – ex-presidente da Câmara e representante do deputado federal Zeca Dirceu; Nanci Rafagnin – ex-vereadora; Paulo Mac Donald – ex-prefeito de Foz do Iguaçu; representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ACIFI e Sindhotéis.

CONFIRA MAIS FOTOS DA SOLENIDADE