Recapeamento asfáltico lidera as primeiras indicações do ano na Câmara

por mariaeduarda / Foto: AMN/PMFI — última modificação 05/02/2020 19h16
Em atenção às reivindicações das comunidades, 39 das 78 indicações são pedidos de pavimentação de ruas (Foto: AMN/PMFI)

As sessões plenárias deste mês começam no dia 11, mas os vereadores seguem apresentando diariamente indicações em atendimento às reivindicações dos bairros. Até a tarde de quarta-feira (5), das 78 indicações protocoladas, 39 são pedidos de recapeamento asfáltico em ruas e avenidas. Diversas outras solicitações a serem encaminhadas à prefeitura referem-se a limpeza em terrenos baldios e áreas do Munícipio, melhorias nos canteiros, instalação de lombadas e semáforos e também segurança em locais públicos.

Recapeamento asfáltico

O elevado número de pedidos sobre pavimentação reflete a grande cobrança da população dos bairros onde o recape asfáltico ainda não chegou. O programa de obras da prefeitura nessa área fez surgir a grande demanda dos bairros com poliédro e todas as comunidades querem asfalto.

O vereador e presidente da Câmara, Beni Rodrigues (PSB), por exemplo, sugeriu o recapeamento asfáltico na Travessa Antenor Pimentel, no Bairro Cidade Nova.  O vereador Edson Narizão (PTB), também apresentou indicações neste sentido, sugerindo, por exemplo, o recapeamento na Alameda José Della Pásqua, no Bairro Panorama.

Vários outros vereadores assinaram indicações pedindo asfalto em vias de bairros como Morumbi, centro, Remanso Grande, Cidade Nova, Vila Portes, Panorama, Carimã, Porto Meira, Vila Yolanda, Maracanã, Monjolo e Campos do Iguaçu.

Melhorias em galerias pluviais

O lixo que é jogado na rua, sempre vai para algum lugar. Infelizmente, esses resíduos acabam parando em bocas de lobo e galerias pluviais.  Como consequência do acúmulo de sujeira, muitas pessoas acabam sofrendo com os alagamentos em residências e vias públicas. Para minimizar o problema é necessário a limpeza periódica, tanto das ruas quanto dessas galerias, para que a passagem da água na chuva não seja obstruída. Ao todo, os vereadores apresentaram 15 indicações neste sentido.

A vereadora Anice Nagib Gazzaoui (sem partido), apresentou uma indicação para a realização de melhorias nas ruas no Bairro Campos do Iguaçu, antigo Jardim Acaray. A falta de manutenção, limpeza e insuficiência de vazão das manilhas provocam alagamento nas ruas da região.

Também em decorrência da falta de limpeza, o vereador Edílio Dall’Agnol (PSC) reivindicou solução definitiva para os problemas relativos a alagamentos recorrentes na Rua Teresina, no Bairro Itaipu C. A rede de galeria pluvial está entupida, não escoando corretamente o volume da água da chuva, fazendo com que os bueiros da via implodam, alagando muitas residências.

Sinalização em ruas e avenidas de grande fluxo

Pensando na segurança dos pedestres e motoristas, que trafegam constantemente pelas ruas da cidade, os vereadores apresentaram 12 indicações para melhorias na sinalização ou instalação de semáforos em vias de grande fluxo. A vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT) sugeriu ao Diretor-Superintendente do FOZTRANS a instalação de um semáforo na Avenida Araucária com a Rua Guaratinguetá, no Bairro Três Bandeiras, a fim de oferecer maior segurança e evitar acidentes no trecho.

O vereador Darci DRM (sem partido) apresentou uma indicação ao Diretor-Superintendente do FOZTRANS, sugerindo a instalação de dispositivos para reduzir a velocidade dos veículos na Avenida Juscelino Kubitscheck, na altura n° 8.644, logo após o viaduto, sentido Centro.

Já o vereador Celino Fertrin (PDT) sugeriu ao Diretor-Superintendente do FOZTRANS a instalação de um redutor de velocidade na Rua Francisco Fogaça do Nascimento, próximo ao n° 531, no Bairro Mata Verde.

Abertura de rua

Pensando em atender a uma solicitação da comunidade, o vereador João Miranda (PSD) indicou ao Prefeito Municipal a abertura da Avenida Safira, ligando-a ao Shopping Catuaí Palladium, no bairro Porto Meira, contribuindo para melhoria no tráfego na região.

Segurança em locais públicos

Os vereadores também protocolaram indicações para melhoria da segurança em locais públicos. O vereador Rudinei de Moura (Patriota) sugeriu a realização de rondas ostensivas pela Guarda Municipal no Bairro Carimã, nas Ruas Salto Santa Maria, Salto Rivadávia, Salto Deodoro, Belgrano, Salto Adão e Eva, Salto Benjamin Constant, Alameda Salto San Martin, Salto União, Salto Floriano, Salto Bozeti e Salto de Los Amores.

Já o vereador Luiz Queiroga (DEM) sugeriu melhorias na vigilância do Hospital Municipal Padre Germano Lauck através da contratação de uma empresa de vigilância ou a instalação de câmeras de segurança e de cancelas no estacionamento. Também solicota que a Guarda Municipal aumente o patrulhamento do local, que além de um patrimônio público, é usado por pacientes e familiares todos os dias.

Espaço de lazer no Bairro Porto Belo

O vereador Marcio Rosa (PSD) apresentou uma indicação, sugerindo a instalação de parquinho infantil e uma academia a céu aberto na Rua Zacaria Vitalino da Silva, no Bairro Porto Belo. Segundo ele, será um incentivo para a população praticar exercícios físicos, contribuindo ainda para a socialização da comunidade e melhoria da qualidade de vida das crianças.