Refis, Lei do Mototáxi, feminicídio e Bombeiro Mirim são pautas da sessão itinerante de hoje à noite

por Alanis Cavalheiro última modificação 09/10/2023 11h36
Sessão acontece nesta segunda-feira (9/10), às 19h, na Associação KLP, no Jardim Karla

Foto: Câmara Foz

A Câmara de Foz do Iguaçu realizará a sessão itinerante de outubro nesta segunda-feira, 9 de outubro, às 19h, na Associação de Moradora e Amigos “KLP”, localizada na rua Bento Gonçalves, 550, no Jardim Karla. O objetivo é aproximar a Câmara da população percorrendo os bairros. Esta etapa atenderá os moradores das regiões da KLP, Vila A, Belvedere, Jardim Santa Rosa, Lancaster, Ipê, Jardim Estrela, Laranjeiras, Canadá, Curitibano, Aporã, Condomínio Residencial Porto Seguro e comunidades vizinhas.

Dentre as pautas previstas, retorna para segunda discussão e votação os projetos prevendo avanços na Lei do Mototáxi; atenção integral aos órfãos de feminicídio; e Projeto Bombeiro Mirim. Em extrapauta, na sessão extraordinária, será lido o projeto do Programa do Refis, que tramitará em regime de urgência. A proposta do Poder Executivo prevê facilidades para quitação de dívidas com a prefeitura com descontos à vista ou parcelamento em até 12 vezes. E as dívidas mais altas podem ter parcelamento de até 120 vezes, dependendo do valor.

Logo após as sessões, os moradores poderão fazer uso da palavra apresentando sugestões, opiniões e reivindicações. As demandas são catalogadas pela Câmara que as transformam em proposições, que são encaminhadas aos setores competentes do Poder Executivo e acompanhadas pelos vereadores. Na pauta constam ainda 20 requerimentos e 32 indicações com temas sobre, por exemplo, emendas impositivas, reformas de escolas na região, empréstimos efetuados pela prefeitura, melhorias na iluminação pública, reivindicações da área da saúde, transporte e segurança pública.

A Câmara também está enviando convite aos moradores por meio de mensagens oferecendo também a possibilidade de participação na enquete sobre os principais problemas do bairro.

Veja a pauta na íntegra aqui:

PAUTA ORDINÁRIA

PAUTA EXTRAORDINÁRIA

A Câmara ao lado da comunidade nas reinvindicações

“É uma grande satisfação de estar levando a Câmara Municipal, por meio da sessão itinerante, para apresentar os trabalhos dos vereadores e mostrar aquilo que acontece dentro de uma sessão, além da oportunidade de escutar a população”, afirma o presidente do Legislativo, João Morales (União Brasil).

O vereador Kalito Stoeckl (PSD) explica que o Legislativo trabalha como uma ponte entre as reivindicações da comunidade iguaçuense e o Poder Executivo, cobrando soluções para situações que a população enfrenta. “As sessões itinerantes são fundamentais para que se tire esse estigma de que o vereador está em um espaço que não se alcança. Queremos trazer a população para mais perto da gente. Não é só uma sessão normal. É uma sessão que a gente abre para a população falar, comentar, pedir, sugerir e elogiar”, destaca.

“É muito importante a participação na sessão itinerante, que é o momento da proximidade dos vereadores com a nossa comunidade”, explica o vereador Ney Patrício (PSD). Numa parceria do Legislativo com a AKLP, o presidente da associação, Nilton Rocha, convidou a população a “estar presente para assistir a sessão dos vereadores e estar junto com o presidente e a diretoria reivindicando as melhorias que precisamos na nossa comunidade”.