Relatório do mês aponta aumento das atividades na Câmara de Foz

por mariaeduarda — última modificação 30/08/2019 10h00
Demandas da população elevaram volume de trabalho dos vereadores em agosto

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu fechou o mês de agosto com números expressivos das atividades, intensificando os trabalhos em atenção às reivindicações da população. Foram apresentadas 110 indicações com maior destaque para os pedidos sobre melhorias em sinalização e segurança no trânsito, além de reparos e asfaltamento em ruas esburacadas ou com calçamento deteriorado. O relatório mensal traz ainda a informação sobre 34 requerimentos aprovados em que saúde, educação e segurança lideraram os assuntos. Em agosto entraram 14 novos projetos que seguem em tramitação nas comissões técnicas da casa.

Legislatura é a mais atuante dos últimos anos

Os primeiros oito meses de atividades na Câmara de Vereadores foram concluídos com sucesso. De janeiro até agora, 146 projetos foram apresentados, incluindo os enviados pelo Poder Executivo. O presidente da Câmara, Beni Rodrigues (PSB), destacou que em dois anos e meio da atual legislatura foram 320 leis aprovadas e em vigor. “O trabalho continua independentemente das mudanças ocorridas no quadro de vereadores. Esse é o resultado da união de todos que estamos defendendo em prol da população e do desenvolvimento da cidade”, afirmou.
Beni Rodrigues citou vários projetos pelo desenvolvimento econômico, desburocratização do serviço público para a área empresarial, alterações em leis como de Zoneamento, PPA, Distrito Industrial, Código CNAE, incentivo à instalação de empresas, liberação de verbas para problemas crônicos como alagamentos e pavimentação, obras para mobilidade urbana, além de emendas impositivas com destaque para a saúde, assistência social e esporte. Foz vem se destacando em relação a outras cidades na geração de empregos e está entre as que mais atrai investimentos no Paraná.

Vereadores garantem mais de 100 obras e serviços para a população com emendas impositivas

Com as emendas impositivas deste ano, incluídas no orçamento do Município, os vereadores garantem mais de 100 obras e serviços para a população. Por lei, a realização é obrigatória por parte da prefeitura que já iniciou a realização das conquistas em diversos bairros. Diversas entidades assistenciais também estão contempladas no orçamento. O valor total das emendas é de R$ 11 milhões e 461 mil para setores fundamentais, em especial a saúde, educação, obras, melhorias no trânsito, esporte, lazer e assistência social.
São 113 emendas. Foram garantidos, por exemplo, equipamentos novos para 11 leitos de UTI do Hospital Municipal. O valor de R$ 1,6 milhão está sendo atendido pelo Governo do Estado e o montante permanecerá destinado ao hospital para outras melhorias. Na saúde também constam, por exemplo, R$ 442 mil para reformar e ampliação da unidade básica de saúde do Morumbi III. A obra é necessária para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e de atendimento. Também consta reforma no centro de especialidades odontológicas e no laboratório de próteses da atenção básica.

Com atuação conjunta, Foz é uma das cidades que mais atrai investimentos

No programa Câmara Entrevista, produzido pela TV Câmara, o Secretário Municipal de Turismo, Desenvolvimento e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, falou sobre o crescimento econômico e destacou Foz do Iguaçu como uma das cidades que mais atrai investimentos. Segundo ele, os vereadores são parceiros nos projetos de investimentos e desenvolvimento da cidade. Citou como medidas importantes os incentivos para empresas como parques aquáticos, turismo cultural, reestruturação do aeroporto, investimentos vultuosos da iniciativa privada, valorização das feiras locais, desburocratização para atração de eventos e instalação de empresas, alteração da Lei de Zoneamento e Códigos CNAEs, regulamentação de transporte por aplicativo e lei dos parklets pelo Foztrans, além de projetos futuros de sustentabilidade como o Reinventando Foz.

COMPARATIVO DOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS

PROPOSIÇÕES (requerimentos, indicações e moções)
2016 – 1.124 proposições
2017 – 2.288 proposições